Inscrições para o 10º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica estão abertas até 20 de agosto

Estão abertas até o dia 20 de agosto as inscrições para o 10° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – 2012. As inscrições são individuais e devem ser encaminhadas pelos bolsistas do CNPq às Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós Graduação das universidades ou Coordenações do PIBIC/PIBITI e Institutos e Centros de Pesquisa. Os prêmios são R$42 mil, bolsa de mestrado no valor de R$ 200 mil, e participação na 65ª Reunião da SBPC/2013. Mais informações pelo www.destaqueict.cnpq.br

Podem concorrer os bolsistas de Iniciação Científica e bolsistas de Iniciação Tecnológica do CNPq com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de renovação – quota 2012-2013. Não poderão se candidatar os bolsistas que encerrarão suas bolsas em 2012 ou ex-bolsistas de ICT do CNPq, de anos anteriores.

O Prêmio é atribuído em três categorias:

•  Bolsista de Iniciação Científica;

•  Bolsista de Iniciação Tecnológica;

•  Mérito Institucional

Na categoria Bolsista de Iniciação Científica concorrerão os bolsistas de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e bolsistas de Iniciação Científica oriundos de quotas do pesquisador, com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de renovação – quota 2012-2013.

Na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica concorrerão os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e bolsistas de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI) do CNPq, com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de renovação – quota 2012-2013.

Na categoria Mérito Institucional , concorrerão instituições que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e que tenham bolsistas inscritos no Prêmio.

A premiação consiste de:

Categorias “Bolsista de Iniciação Científica” e “Bolsista de Iniciação Tecnológica”:

a)  quantia em dinheiro, ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento, no total de 06 (seis) ganhadores: R$ 7.000,00 (sete mil reais) por ganhador;

b)  bolsa de Mestrado ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento;

c)  passagem aérea e hospedagem para permitir a participação ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2013.

Categoria Mérito Institucional”:

a) um troféu para a instituição do PIBIC com maior índice de egressos do PIBIC titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela CAPES.

Saiba Mais

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente.

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o PIBIC, o PIBIC-Af, o PICME e o PIBITI. Os programas voltados para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental são: a PIC-OBMEP, o IC-Jr/FAPs e o PIBIC-EM.

Para reforçar estas ações, foi criado pelo CNPq, em 2003, o “Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica” com os objetivos de premiar os trabalhos de destaque entre os bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final de pesquisa, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa.

O Prêmio foi ampliado em 2012, quando passou a ser denominado “Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica”, alinhado com as prioridades governamentais de incentivo à inovação tecnológica. Para tanto, foi criada uma nova categoria, denominada “Bolsista de Iniciação Tecnológica”, compreendendo bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Tecnológica (PIBITI) e de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI).

O Prêmio é entregue na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e conta com a parceria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), proporcionando ao Prêmio maior visibilidade, notadamente, junto à comunidade acadêmica e aos universitários brasileiros.

As informações sobre os Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq  encontram-se no endereço: www.cnpq.br/web/guest/piict