Índios Xukurus participam de apresentação de trabalho de conclusão de curso de aluna de Arquitetura
|No clima de final de semestre letivo, vários alunos concluintes de curso de Arquitetura e Urbanismo estão apresentando seus trabalhos de conclusão de curso na Unicap no mês de junho. Entre eles está Wanny Melo, que projetou e executou a obra “Barraca do Bem Viver”, como parte da sua formação em arquitetura.
Mas a apresentação de Wanny contou com um diferencial, se comparada a outros projetos de futuros arquitetos: as obras executadas foram na aldeia dos índios Xukurus, com o apoio e participação de habitantes nativos, que inclusive vieram prestigiar a apresentação do TCC da aluna, no dia 14, no auditório Dom Helder Camara.
A ideia de construir um espaço novo de comunhão e convivência para a comunidade indígena, denominado “Barraca do Bem Viver”, surgiu em uma excursão que a turma de A|rquitetura fez ao local em anos anteriores. Em 2018, ela foi projetada minuciosamente por Wanny, que pôs a obra em prática com o apoio dos habitantes nativos e sua colaboração intelectual e física.
A índia Rosemary, que compunha o grupo que veio ver a aluna mostrar os resultados do trabalho, teve o que dizer sobre a experiência: “Está sendo muito bom, estamos ansiosos esperando a obra terminar, e vamos fazer um café especial no dia 23, que é a data marcada para entrega”.
Além dela, o professor orientador do projeto, Lula Marcondes, também falou da trajetória de Wanny: “Ela pegou uma demanda real, e a transformou num projeto real, com um cliente real, e o processo foi acadêmico com um pé na vida profissional, e ela soube gerenciar isso muito bem. Ela soube trabalhar com a ciência ancestral dos índios, ela os ouviu sem chegar impondo nada. Posso dizer que foi um trabalho excelente”.