Inaugurado o Ano Jubilar da Abruc
|
Durante a Assembleia, os Reitores manifestaram apoio à aprovação do Plano Nacional de Educação – PNE que ocorreu na última quinta-feira(28), e aguardam com expectativa a votação dos destaques que deverá ocorrer a partir de 2 de junho, na semana em que o Congresso fará uma agenda concentrada para votar matérias antes do início da Copa do Mundo. O Plano estipula novas metas para os próximos dez anos, com o objetivo de melhorar os índices educacionais brasileiros. A principal inovação da proposta em relação ao plano anterior, cuja execução acabou em 2010, é a aplicação de um mínimo de recursos públicos equivalentes a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação que visa à universalização e ampliação do acesso e atendimento em todos os níveis educacionais.
A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – FCMMG, é a mais nova Associada da Abruc, com votação unânime pelos Reitores que acompanharam o Parecer Favorável dos relatores do pedido de adesão.
Atualmente é dirigida pelo Diretor Professor Neylor Pace Lasmar e conta com uma estrutura localizada no centro de Belo Horizonte. O edifício-sede, que conta com cinco andares, possui salas de aula amplas e equipadas com recursos multimídia, centro de dados e informática, bibliotecas e diversos laboratórios de estudo e prática da medicina.
Com um corpo clínico, formado por docentes, estudantes, especializandos e residentes da FCMMG, além de profissionais contratados, juntamente com sua completa infraestrutura o Hospital Universitário Ciências Médicas (antigo Hospital Universitário São José), administrado pela mantenedora da Faculdade desde 1990, é referência em assistência, pesquisa e ensino. Sem fins lucrativos, o HUCM destina 100% dos leitos de internação, consultas ambulatoriais e exames complementares aos pacientes do Sistema Único de Saúde, provenientes de todo o estado de Minas e, muitas, vezes, de outros estados brasileiros.Veja aqui fotos da 27ª Assembleia Geral Ordinária ABRUC
Texto: Ascom ABRUC (Com informações da Agência Câmara Notícias e MEC)