Inaugurado o Ano Jubilar da Abruc

Aconteceu na última quinta-feira, 29, em Brasília, a 27ª Assembleia Geral da Abruc com a presença do ministro da Educação, José Henrique Paim, para um café da manhã com a Diretoria, ex-presidentes da associação e que contou também com a presença do Secretário de Regulação da Educação Superior – SERES, Jorge Messias e o Deputado Federal Paulo Teixeira (PT/SP).
Na abertura do evento, o ministro falou da importância dos programas de expansão que vem fortalecendo a educação superior brasileira em especial os executados pelo segmento comunitário, e destacou os números de beneficiários do Fies, ProUni e Pronatec que são atendidos nas Universidades, Centros Universitários e Faculdades comunitárias em parceria com o Ministério da Educação.
“Existe um compromisso genuíno das comunitárias com a questão da qualidade, e este compromisso está expresso na lei das comunitárias, que é um grande avanço e a diferencia dentre os demais segmentos de educação. Pretendemos continuar nessa parceria com vocês para ampliarmos em quantidade e qualidade, porque a expansão que desejamos tem preocupação com os indicadores de qualidade, e acredito que essa é uma das marcas fortes do segmento e fico muito confiante na parceria com instituições desse perfil”, destacou o ministro.
PNE
Durante a Assembleia, os Reitores manifestaram apoio à aprovação do Plano Nacional de Educação – PNE que ocorreu na última quinta-feira(28), e aguardam com expectativa a votação dos destaques que deverá ocorrer a partir de 2 de junho, na semana em que o Congresso fará uma agenda concentrada para votar matérias antes do início da Copa do Mundo. O Plano estipula novas metas para os próximos dez anos, com o objetivo de melhorar os índices educacionais brasileiros. A principal inovação da proposta em relação ao plano anterior, cuja execução acabou em 2010, é a aplicação de um mínimo de recursos públicos equivalentes a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação que visa à universalização e ampliação do acesso e atendimento em todos os níveis educacionais.
FCMMG

A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – FCMMG, é a mais nova Associada da Abruc, com votação unânime pelos Reitores que acompanharam o Parecer Favorável dos relatores do pedido de adesão.

Histórico da FCMMG: em 1950, o Dr. Lucas Monteiro Machado uniu-se a outros dez colegas de profissão e, movidos pelo ideal de formar mais médicos e ampliar o atendimento à população, fundaram a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Na época, haviam em todo o estado somente uma faculdade de medicina e um hospital de referência: a Santa Casa de Belo Horizonte, casa do Dr. Lucas e berço da Faculdade.
Atualmente é dirigida pelo Diretor Professor Neylor Pace Lasmar e conta com uma estrutura localizada no centro de Belo Horizonte. O edifício-sede, que conta com cinco andares, possui salas de aula amplas e equipadas com recursos multimídia, centro de dados e informática, bibliotecas e diversos laboratórios de estudo e prática da medicina.

Com um corpo clínico, formado por docentes, estudantes, especializandos e residentes da FCMMG, além de profissionais contratados, juntamente com sua completa infraestrutura o Hospital Universitário Ciências Médicas (antigo Hospital Universitário São José), administrado pela mantenedora da Faculdade desde 1990, é referência em assistência, pesquisa e ensino. Sem fins lucrativos, o HUCM destina 100% dos leitos de internação, consultas ambulatoriais e exames complementares aos pacientes do Sistema Único de Saúde, provenientes de todo o estado de Minas e, muitas, vezes, de outros estados brasileiros.Veja aqui fotos da 27ª Assembleia Geral Ordinária ABRUC

Texto: Ascom ABRUC (Com informações da Agência Câmara Notícias e MEC)