Retirantes são tema da redação do Vestibular 2011.2

Fotos: Marina Maranhão

Em vez de apreensão ou tensão, quem prestou Vestibular na manhã deste sábado (9) na Universidade Católica de Pernambuco encontrou um ambiente tranquilo e descontraído. Os candidatos e seus acompanhantes foram recepcionados no térreo do bloco G ao som do melhor da música popular brasileira na apresentação do MPB Unicap.

O clima de tranquilidade logo tomou conta de alguns estudantes. Foi o caso do estudante do Colégio Santa Maria, Gabriel Calazans, 17 anos. “Decidi por Engenharia Civil porque sempre me identifiquei com o curso e escolhi a Católica de primeira. Acho formidável a estrutura e o curso é bastante conceituado pelo MEC”, ressaltou.  Já a estudante Maria Thereza Bito, 16 anos, também do colégio Santa Maria, prestou vestibular por experiência: “Vou fazer o curso de Direito. Sempre quis e tenho muita influência da família. Gosto da área, além do curso ser um dos melhores do estado e ter o maior índice de aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil, como pudemos ver na semana passada em todos os meios de comunicação”, frisou.

O Vestibular de 2011.2 teve 923 inscritos. Direito foi o mais concorrido com 6,7 candidatos por vaga. Engenharia Civil veio logo em seguida com 6,4 candidatos por vaga. O bom momento vivido dessas profissões no mercado de trabalho vem chamando a atenção de muita gente. Uma prova disto é o estudante do colégio Tradição que fica na cidade de Vitória de Santo Antão, Ítalo de Oliveira, 17 anos. Ele escolheu Direito. “Eu me identifico muito com o curso. Quero ser advogado e toda minha família é dessa área”, afirmou o estudante que estava em companhia do irmão mais novo e da mãe, Ana Margarida Amorim. “Vim dar o apoio para meu filho. É um sonho para ele e para mim. Vejo minha família seguindo nessa área maravilhosa. Estamos todos dando suporte e sempre presentes para ajudá-lo,” disse.

Logo após a acolhida, às 8h, os feras subiram em direção às salas de aulas. O tema da redação foi Retirantes. No enunciado da prova foi pedido para que os ‘feras’  escrevessem sobre a escolha do nome do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, que foi batizado em homenagem à mãe do ex-presidente Lula.

Enquanto os estudantes faziam às provas, os pais e acompanhantes eram acolhidos na Biblioteca. Houve um café da manhã e atividades com professores e alunos dos cursos de Fisioterapia e Psicologia da Unicap. Eles também tiveram acesso à Internet e a jornais e revistas.

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, cumprimentou os visitantes falando da importância deste Vestibular. “Esse exame, no meio de ano, é justamente para quebrar aquele paradigma que temos sobre Vestibular. Aqui na Unicap damos apoio aos estudantes e gostaríamos de agradecer aos alunos e ex-alunos que estão nos ajudando em receber todos vocês hoje, além de agradecê-los pela preferência de escolher a Católica como instituição de ensino que vai acompanhar seus filhos nos próximos anos”.

Margarida Sampaio, mãe de Alan Sampaio, 24 anos, conta o que motivou a escola pela Católica. “Meu filho escolheu a Unicap pela credibilidade que a Católica possui. Ele cursava Fisioterapia, mas desistiu e resolveu fazer o Vestibular para Engenharia Civil. Eu queria deixar claro o quanto estou agradecida pela recepção calorosa de vocês! Não achava que ia ser tão bem recebida. A Unicap está de parabéns! Muito obrigada!”

Conforme o edital, o resultado do Vestibular sairá até a próxima sexta-feira (15). A divulgação do resultado será feita no site www.unicap.br e na mônita do térreo do Bloco “G”, rua do príncipe 526, Boa Vista. Outras informações pelo telefone: 2119.4143.