III Simcbio realiza 1º Concurso Jovens Cientistas

Para encerrar o III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas (Simcbio), está sendo realizado o 1º Concurso Jovens Cientistas. O evento começou nesta manhã, às 10h, e irá acontecer até as 17h, no Hall do bloco G. O concurso tem como objetivo despertar e incentivar nos jovens o interesse pela pesquisa científica e promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos alunos para despertar vocações.

Puderam se inscrever estudantes cursando o ciclo II (5ª à 8ª série) do Ensino Fundamental, ou cursando o Ensino Médio da rede pública e privada. No 1º Concurso Jovens Cientistas os três melhores trabalhos apresentados serão avaliados pela Comissão Científica Julgadora, constituída por docentes, e serão premiados com base em critérios de mérito e de sua apresentação.

Entre os trabalhos expostos está o dos estudantes do 2º ano do Sesi, Arthur Rogério, Emmanuel Ribeiro e Isabely Neves. Os alunos trazem a temática “Vivenciando a importância do mangue na sala de aula”, onde propõem à sociedade um cuidado maior com os mangues da cidade. Segundo os alunos, em apenas 10 minutos no local, foi possível retirar uma grande quantidade de lixo. Orientados pela professora Eliuma Medeiros, eles desejam  a sustentabilidade do mangue.

Já os alunos Alana Virgínia, Deborah Karolyne e Rodrigo Soares, da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, estão preocupados com a observação que a sociedade faz diante do entendimento da meteorologia. Guiados pelas professoras Ana Paula Teixeira e Raquel Suiene, os jovens estudam há um ano a Estação metereológica artesanal e os fenômenos atmosféricos.

Ainda no fim desta tarde, haverá sorteio de brindes para os estudantes participantes. Eles concorrem a um batismo de mergulho, oferecido pela Aquáticus, e a uma diária na Pousada Residencial Bandeira, em Maracaípe, com direito a acompanhante e café-da-manhã.