II Semana de Língua Portuguesa movimenta o Espaço Criança Esperança de Jaboatão

Cultura popular. Este é o objetivo da III Semana de Língua Portuguesa que acontece entre os dias 13 e 16 de abril, no Espaço Criança Esperança de Jaboatão dos Guararapes (ECEJ). Homenageando Ariano Suassuna, o evento propõe abordar assuntos pouco comentados em sala de aula, mas que fazem parte do cotidiano dos educandos. Entre as atividades estão vivências, apresentações de teatro e cordelistas, além de leituras dramatizadas de textos como ‘O Auto da Compadecida’ – com o grupo de teatro Garagem, do ECEJ.

Segundo a professora e organizadora da III Semana de Língua Portuguesa, Vera Lucy, o tema Do Sertão a Zona da Mata, a obra de Ariano deixa sua marca possibilitará a dramatização de peças teatrais com fortes traços nordestinos, bem como a vivência do mundo do cordel e do Movimento Armorial de Ariano Suassuna.

A Semana também terá o momento da final do concurso Soletrando, que este ano contará com a participação de educandos de três escolas municipais de Jaboatão: Benjamin Constant, Alice Vilar de Aquino e Dom Pedro de Alcântara, além dos educandos do Espaço. Serão quatro equipes, selecionadas em competições entre as turmas dessas escolas e turmas do ECEJ, totalizando sendo 16 educandos, por turno, totalizando 32 estudantes, que irão testar seus conhecimentos em língua portuguesa. Assim teremos oito campões, quatro do turno da tarde e quatro do turno da manhã, sendo um de cada série. Eles ganharão medalhas, um passeio ao Mirabilândia e livros. Os outros 24 ganharão também livros.

“Ações como a III Semana de Língua Portuguesa reforçam não só a importância que o ECEJ dá à norma padrão, mas também aos aspectos culturais do Nordeste e à compreensão que os educandos devem ter de uma língua tão rica quanto a nossa”, destaca a professora Vera Lucy.