Idosos lotam o G1 na última edição do Fórum sobre Questões do Envelhecimento de 2017
|Por Isadora Crespo e Luiza Fruet
O Fórum sobre Questões do Envelhecimento, coordenado pelo Prof. Dr. João Luiz Correia, teve sua última edição do ano nesta terça-feira (14) e contou com a presença da terapeuta comunitária integrativa Linda Siokmey e da pós-graduanda em Gerontologia da Unicap Maria José Coutinho, além da apresentação do Coral Cantata do Projeto Idoso Mais Do Que Feliz.
O objetivo principal do Fórum sobre Questões de Envelhecimento é trabalhar temáticas que busquem contribuir para a melhoria da qualidade de vida do idoso, e também promover o envelhecimento ativo, que é uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU).
A coordenadora da Pós-Graduação em Gerontologia da Unicap e Doutoranda em Psicologia Clínica, Cirlene Francisca Sales da Silva, acredita que o mais importante é a informação: “Porque a informação liberta o homem, digamos assim, das coisas que ele não sabe, que ele não conhece. O Fórum trabalha muitas questões importantes e faz com que os idosos despertem e busquem solucionar algumas situações pelas quais às vezes eles estão passando. O Fórum traz essa oportunidade de discussão e esclarecimento”, afirma.
O professor, historiador e especialista nas Artes e Religião pela Universidade Rural, Augusto Carvalho, é o responsável pelo Projeto Idoso Mais do Que Feliz, da Prefeitura de Ipojuca. Ele afirma que “em pouco tempo nós seremos a 6ª população com o maior número de idosos do mundo e precisamos através dos fóruns conscientizar nossos gestores públicos da importância de se empregar recursos em políticas públicas para essa população”.
Uma das idosas que faz parte do projeto da Prefeitura de Ipoujuca é Josefa Paixão, que também integra o Coral Cantata. Participando pela segunda vez do Fórum sobre Questões do Envelhecimento, ela é só felicidade: “Eu estou achando o evento lindo e maravilhoso. É uma diversão maravilhosa pra gente”.