Humanitas promove palestra sobre o as mudanças no Código Florestal

Professora Isabelle Meunier do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Em comemoração aos 60 anos da Universidade Católica de Pernambuco, o Instituto Humanitas Unicap promoveu terça-feira (20), no anfiteatro do bloco G4, a palestra “Mudanças do Código Florestal: implicações socioambientais”. Para falar sobre o assunto foi convidada a professora do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco Isabelle Meunier. A mediação coube à professora da Unicap Cynthia Suassuna.

A palestra teve o seu foco nas leis ambientais, tanto no “Novo Código Florestal” quanto no “Novíssimo Código Florestal”, como foi chamado o projeto de lei N° 1876/1999 pela professora Isabelle. A professora utilizou ainda a Carta Foral da Vila de Olinda, de Duarte Coelho, e o texto “Lembranças e Apontamentos do Governo Provisório para os deputados da Província de São Paulo” para mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente.

Foi lembrado ainda pela Professora Isabelle que “estamos em plena efervescência do processo para a análise do projeto de lei”, que deve ser votado nesta quarta-feira (21) pelo Senado, e que devemos ficar sempre atentos a este tema, que deverá ser pauta constante de agora em diante. Outro evento lembrado na palestra foi a Audiência Pública do Senado Federal em Chapecó, Santa Catarina, que contou com a presença de mais de 2 mil pessoas que buscavam discutir o mesmo assunto.

A platéia participou ativamente debatendo com a Profesora Isabelle

Ao abrir o microfone para as discussões, a professora da casa, Cynthia Suassuna, lembrou que o tema já foi debatido anteriormente na Unicap, no começo deste ano. O evento anterior teve a participação do ex-ministro do Meio Ambiente (1995 – 1998) Gustavo Krause e do presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB-PE, Antônio Beltrão. A professora lembrou ainda da homenagem que aconteceu segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa, e que também fez parte da comemoração do aniversário de 60 anos da Unicap. Ela retomou as palavras do Reitor, Padre Pedro Rubens, que falou da importância das universidades não envelhecerem e procurarem estar sempre atualizadas, para passar isto aos seus alunos.