Humanitas em Diálogo debate realidade política brasileira e o cenário internacional

Thales Castro e Michel Zaidan

Na noite da quata-feira (18), o Instituto Humanitas Unicap, coordenado pelo Padre Lúcio Flávio, promoveu mais uma edição do “Humanitas em Diálogo”. Desta vez, os convidados foram o assessor de Relações Internacionais e Insterinstitucionais da Católica, Thales Castro, e o sociólogo  Michel Zaidan Filho, que é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Eles abordaram o tema “Realidade política brasileira e o cenário internacional”, escolhido por causa da proximidade com as eleições.

Antes do início do debate, Padre Lúcio explicou os objetivos do Humanitas, projeto que nasceu na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, e que chegou há pouco tempo em terras nordestinas.

O professor Zaidan falou da situação atual da política externa brasileira. Disse que, apesar das ambiguidades existentes na política, o balanço desses oito anos é positivo. “O Brasil está na moda, e não é por causa de suas mulatas, ou do futebol, é em função de sua política externa”. Zaidan também disse que os assuntos do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil), nunca foram de interesse da população e que isso está errado. “Política externa dever ser um assunto de interesse de toda a população brasileira”, enfatizou.

O professor Thales Castro dividiu sua explanação em três tópicos: a realidade brasileira; o cenário internacional; e o comportamento diplomático brasileiro. Ressaltou a importância da  população se envolver com questões de política externa, e lamentou que esse tema não faça parte das campanhas eleitorais no Brasil.

“O Instituto Humanitas está de parabéns por estar organizando essa série de debates. Essas reflexões são absolutamente importantes porque fortalecem a pluraridade democrática, os debates construtivos e, na verdade, a academia tem um papel muito importante para divulgar, defender e promover cada vez mais debates como esse,” elogiou o professor Thales Castro.