Horta orgânica vertical é destaque em oficina realizada no Liceu de Artes e Ofícios

O projeto Articulando Conhecimentos, resgatando saberes, realizado pelo Instituto Humanitas Unicap, iniciou mais um projeto em parceria com a comunidade educativa do Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios.

Desta vez, a construção de uma horta orgânica escolar vertical faz parte de uma oficina realizada na escola. A horta conta com o aproveitamento de garrafas pets e outras espécies de lixos que iriam poluir a cidade.

Segundo a organização, a realização da oficina tem alguns  objetivos centrais. O primeiro seria apresentar a horta orgânica como um instrumento eficaz de ressignificação de espaço e de alfabetização ecológica (baseada em sistema de mutirão) para o consumo de uma alimentação saudável. Envolver a participação das crianças e dos pais em todas as etapas de produção (preparo da terra, plantio, manejo e colheita), além do  preparo da comida junto às cozinheiras e o momento de refeição com os colegas também são objetivos do projeto.

Espera-se também tornar a horta um espaço belo e convidativo, utilizado pela escola, estimulando práticas semelhantes nas residências dos participantes. A oficina  será ministrada em cinco dias,  totalizando  dez horas de atividade na semana inteira. Além disso, o projeto oferece vagas para  30 pessoas. Só alunos e pais de alunos do Liceu podem participar.