História da cidade do Recife é tema de oficina para pais de vestibulandos
|Entre as oficinas oferecidas para os pais e familiares dos alunos que prestaram vestibular sábado (7), a oficina de História “Diálogos sobre a história da cidade do Recife: ontem e hoje” atraiu um bom público. A palestra ocorreu na sala 2 da Biblioteca Central da Unicap. A coordenadora do curso de História, Beatriz Brusantin, falou sobre as profundas mudanças que estão acontecendo na cidade. Durante a sua apresentação, foi abordado o contexto histórico do Recife, onde foi feito um resgate do passado até os dias atuais. “ Moro aqui há sete anos. Recife está passando por profundas mudanças”, disse.
Segundo a professora, há um conflito “antigo x novo”. Esse conflito ocorre desde o século XIX. As classes dominantes ocupavam os locais públicos e construíam uma cidade inspirada no modelo de Paris e Londres. No século XXI, esse modelo passou a se espelhar na verticalização, que é um processo de influência americana. “A cidade está à mercê das elites. Quem deve fazer a cidade, são todos os cidadãos”, enfatizou.
O representante comercial Richard Santana elogiou a oficina. “ Eu sempre gostei de história. Essa palestra foi importante para conhecer mais sobre a minha cidade”.