Hemope promove coleta de sangue durante a Semana de Integração

Por Débora Rosa – Especial para o Boletim Unicap

O Hemope promoveu, terça-feira (23), uma coleta externa de sangue na Universidade Católica de Pernambuco. A coleta aconteceu das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, na sala de convivência da Universidade. Segundo Isaura Capiberibe, assistente social presente no local da coleta, a expectativa era conseguir 120 doadores até o final da tarde. Pela manhã, aproximadamente 22 doadores participaram da campanha. O Hemope possui uma estimativa de 600 candidatos a doação por dia. As coletas são divididas entre externas e internas.

A doação pode ser realizada por homens e mulheres de 16 a 67 anos. Os menores de 16 anos precisam apresentar um consentimento formal do responsável legal a cada doação. O doador precisa pesar mais de 50 kg e ter boa saúde. Portadores de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis, que já tiveram Hepatite, Malária ou Doença de Chagas, e mulheres grávidas ou amamentando não devem doar.

Deve-se apresentar um documento oficial de identificação com fotografia. O candidato não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas que precedem a doação e deve comparecer alimentado, evitando ingerir alimentos muito gordurosos. Também não deve estar fazendo uso de medicação controlada ou estar em tratamento médico. O intervalo entre uma doação e outra é de 90 dias para os homens e 120 dias para as mulheres. Depois da doação, é importante evitar esforços físicos e ingerir muito líquido.

Mayana C. Silva, estudante de Direito da Unicap, doou sangue pela segunda vez e acha muito importante como cidadã dispor de algo para pessoas que necessitam. O que a motiva ainda mais é a esperança de estar ajudando outras pessoas, sabendo que um dia ela mesma, algum parente ou amigo podem vir a precisar da doação de alguém.

As doações no Hemope acontecem de segunda a sábado, das 07h15 às 18h30 sem intervalo para almoço, funcionando também nos feriados.