Gestor Cultural da Católica ganha prêmio em Festival de Cinema no Rio de Janeiro

O documentário “Retratos”, do Gestor Cultural da Universidade Católica de Pernambuco, Leo Tabosa, recebeu o prêmio na categoria de melhor documentário no I Festival de Cinema de Rio Bonito, no estado do Rio de Janeiro. Além desta premiação, o trabalho de Leo participará de mais quatro festivais até o final do ano.

A Mostra Internacional do Primeiro Filme, em Timbaúba, Pernambuco, que está acontecendo desde o dia 17 e vai até o dia 23 de outubro, visa difundir o audiovisual e os novos diretores de qualquer parte do mundo, possibilitando-os a troca de informações e proporcionar oportunidades no difícil acesso ao mercado de arte cinematográfica.

Dos dias 21 a 24 de outubro, haverá o Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual-CLOSE, em Porto Alegre. O festival é uma iniciativa do Grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, que reunirá produções cinematográficas nacionais e internacionais, organizadas em Mostras Competitivas e Mostras Paralelas.

De 05 a 07 de novembro, acontecerá o II CINECONGO – Festival de Cinema do Congo, na Paraíba. Através do festival, a região do Cariri entrará em contato com a extensa produção audiovisual paraibano e nacional. Esse contato gera discussões conceituais, tecnológicas e políticas. A região do Cariri quer mostrar sua criatividade artística e produtiva, através de suas produções cinematográficas, por isso, o Festival tem como tema principal, “Cinema para Região!”.

No mês de dezembro, acontecerá o FEST ARUANDA 2010, em João Pessoa, Paraíba. Entre os dias 11 e 16, o objetivo do festival é de fomentar, reconhecer e contemplar os novos talentos e futuros profissionais da área audiovisual no circuito universitário estadual, regional e nacional, o Fest-Aruanda também coloca João Pessoa em destaque no circuito do cinema universitário nacional. A ideia de organização do festival surgiu após o sucesso de iniciativa semelhante, realizada em 2003, com o Prêmio Rodrigo Rocha de Vídeo Universitário. O sucesso da iniciativa foi o embrião para a realização deste festival, sendo instituída a premiação TROFÉU ARUANDA e TROFÉU RODRIGO ROCHA de VÌDEO DOCUMENTÁRIO, uma homenagem ao jornalista e videasta paraibano, morto em 1996 quando participava de uma produção cinematográfica.