Gestão da escola num contexto de violência é tema da palestra de abertura do XIX Seminário de Pesquisa e Práticas Pedagógicas

O XIX Seminário de Pesquisa e Práticas Pedagógicas da Universidade Católica de Pernambuco foi aberto, na noite de quarta-feira (25), no auditório G1, com palestra do pedagogo Nicodemus Felipe de Souza, integrante da Comissão de Educação em Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade da Secretaria de Educação de Pernambuco.  Ele falou sobre um tema atualíssimo: “Gestão da escola e da sala de aula num contexto de violência”. Coordenado pela professora Maria Helena da Costa Carvalho, o evento foi aberto pelo diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas, professor Degislando Nóbrega.

Na sua palestra, Nicodemus, que é aluno do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap, apresentou um diagnóstico da situação das escolas da GRE Metropolitana Norte, referente ao ano letivo de 2010. De acordo com o trabalho apresentado, a gestão das escolas tem equipes muito conservadoras e centralizadoras, por isso, fechadas à participação da comunidade escolar. Na visão da gestão e dos professores, a violência aparece sempre associada à escassez de recursos humanos, principlamente de porteiros e auxiliares de disciplina, e à falta de policiamento (patrulha escolar).

Entre as ações sugeridas pelas comunidades escolares para o enfrentamento da violência nas escolas, segundo o diagnóstico apresentado pelo pedagogo, estão o policiamento ostensivo; a revisão do PPP e do Regimeto para o fortalecimento do Conselho Escolar e do Grêmio Estudantil; e a implantação de projetos de educação em Direitos Humanos.

Em relação à terceira sugestão, Nicodemus mostrou o trabalho que a Comissão de Educação em Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade vem desenvolvendo nas escolas. Ele destacou os fóruns realizados com a participação de toda a comunidade escolar, que são uma rica oportunidade de materializar espaços dialógicos com todos os que convivem no ambiente escolar; e a implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos nas escolas da GRE Metropolitana Norte, através do qual estão sendo trabalhos temas como o combate à homofobia e ao bullying, questões de gênero e relações étnicos-raciais; a tolerância religiosa e a convivência democrática.