Gerente da Fasa vai colar grau de mestre em Administração no dia 12 de novembro

A gerente da Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa), Maria Izabel Araújo de Santa Cruz Oliveira, vai colar grau de mestre em Administração no  no dia 12 de novembro, às 15h, no Centro de Convenções da UFPE.

Izabel defendeu a sua dissertação intitulada “Planejamento Estratégico no Movimento Pró-criança: análise apreciativa da missão, valores e visão de futuro”, no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco, no dia 17 de julho.

O estudo de caso foi realizado na Organização Não-Governamental Movimento Pró-criança (MPC),  cuja missão institucional é “promover o direito à cidadania de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco ou abandono, na jurisdição dos municípios que compõem a Arquidiocese de Olinda e Recife ou a quem esta delegar, através de educação complementar e de oferta de oportunidades de inclusão social”.

A dissertação em Administração dá continuidade a uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que contribui para o planejamento estratégico do MPC há cerca de 10 anos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa acerca da nova missão, valores e visão de futuro do MPC, em que se destaca a adoção de um modelo de gestão participativa para os próximos cinco anos.

Foi utilizada a Metodologia da Investigação Apreciativa como um novo paradigma da psicologia positiva nas organizações. A Investigação Apreciativa estimula a participação das pessoas e propicia espaços de criação e compartilhamento do conhecimento, para viabilizar a transformação organizacional e social. Ao mesmo tempo, reconhece e valoriza o que dá vida às pessoas, aos grupos e às organizações buscando desenvolver o potencial positivo que existe em cada um de nós.

A dissertação apresentou a discussão dos aspectos positivos da missão do MPC, que resultou na descoberta da instituição como agente de desenvolvimento humano e que realiza importante obra de Educação Complementar  através de valores como ética, solidariedade, inovação, profissionalismo e competência.

A dissertação já resultou um artigo científico e a publicação de um capítulo de um livro, em fase de edição. A íntegra da pesquisa está disponível no site da UFPE.