“Futuros biólogos” são tema de palestra do II Fórum de Biologia

Por Bianca Bion – especial para o Boletim Unicap

O II Fórum de Biologia da Universidade Católica de Pernambuco começou de um jeito diferente este ano, com uma palestra motivacional para os alunos do curso. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (23) no bloco B, contou com a participação das professoras Goretti Sonia Silva e Aline Elesbão, e dois ex-alunos do curso de Ciências Biológicas da Católica, Danielle Macedo e Alan Barros, ambos professores e pesquisadores atualmente.

Alan Barros iniciou a palestra e ressaltou a importância do aluno construir seu profissionalismo desde a universidade. “Eventos como esse, voltados para o estudante, são importantes porque em muitas situações, os alunos não conhecem realmente o curso em que estão e o que podem conquistar”, falou o professor.

Em seguida, a Prof.ª Drª Danielle Macedo aproveitou o conselho de Alan para falar sobre a dedicação que o universitário deve empregar em seus projetos. “O bom aluno não se perde.”, disse ela, que também mencionou a falta de bons profissionais no mercado. “No Recife, por exemplo, precisamos de excelentes professores de Biologia. Há uma carência muito grande nessa área”, explicou Danielle.

O público, composto por alunos do curso de Ciências Biológicas, acompanhou com entusiasmo a palestra por causa do tom leve e divertido empregado pelos convidados. As apresentações se transformaram em uma conversa, como sugeriram os próprios palestrantes no início de cada fala.

A professora da Católica, Aline Elesbão, ressalta a importância de iniciar o Fórum com uma palestra voltada para os alunos. “Nós, os professores, organizamos este evento porque sentimos o jovem desmotivado a estudar”. Mas o que não faltou foi incentivo. Os três palestrantes encerraram a noite com um pedido: “lutem, porque todos podem alcançar seus sonhos.”