Fundação Joaquim Nabuco lança revista de divulgação científica

A versão experimental da Revista Coletiva de divulgação científica, produzida na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), foi lançada  no dia 18 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Todo o conteúdo da publicação eletrônica pode ser acessado nos endereços: www.coletiva.org/site ou www.coletiva.org.

O tema desta primeira edição é Pesca Artesanal. São apresentados artigos de pesquisadores,  reportagens, entrevista e ensaio fotográfico sobre a temática pesqueira. As edições temáticas têm periodicidade trimestral.

A Coletiva também conta com seções de atualização constante. Notícias, divulgação de pesquisas, vídeos e documentos de acervo são livres de temática fixa e periodicidade,  caminhando paralelamente à edição trimestral.

A Revista Coletiva é dirigida a um público amplo, incluindo estudantes e professores do segundo grau, universitários, pesquisadores e interessados em ciência em geral. A ideia é desenvolver um texto com uma linguagem acessível, porém com enfoque crítico, sendo capaz de informar nossos leitores sobre determinado assunto e, ao mesmo tempo, despertar sua atenção para o problema abordado.

A apresentação da revista foi feita pelo editor e idealizador do projeto Alexandre Zarias,  pesquisador da Coordenação Geral de Pesquisas Sociais (CGES) da Fundaj.