Fundação Fé e Alegria, Programa Magis e Unicap fazem ação de voluntariado em João Pessoa

Reportagem: Júlio César com informações de João Elton de Jesus – coordenador do VOU!

O programa de Voluntariado Universitário (VOU!) desenvolvido pela Universidade Católica de Pernambuco movimentou a cidade de João Pessoa no período entre 29 de junho e 7 de julho. A ação aconteceu na unidade do movimento Fé e Alegria na capital paraibana oferecendo atividades lúdicas e educativas, beneficiando dezenas de crianças.

De acordo com o coordenador do programa, João Elton, a parceria entre a Unicap e o Fé e Alegria está sendo muito positiva. “Começamos o voluntariado com a unidade de Vazantes há cinco anos. Em janeiro deste ano, tivemos uma bonita experiência com o centro de Natal e nessas férias de julho fomos muito bem recebidos em João Pessoa”. Ainda segundo João, a participação dos alunos proporcionou para as crianças atendidas pela Fundação Fé e Alegria uma maneira proveitosa de curtir suas férias.

A programação planejada ao longo do ano e executada durante as férias tem atraído muita gente que estuda na Católica e que dedica o tempo de descanso ao voluntariado. Segundo a aluna de Direito da Unicap, Fernanda Isabel Vieira, trabalhar como voluntária parecia ser algo difícil. “Se eu soubesse o quanto me mudaria, teria feito antes”.

Ainda segundo ela, conhecer de perto a importância do Fé e Alegria e aprender com a realidade e com o carinho recebido das crianças, é um grande aprendizado. “Uma experiência assim faz você refletir sobre a sua própria vida e como muitas vezes ficamos insatisfeitos sem uma razão concreta. Com certeza, foi uma experiência que me fez ver a vida com outros olhos”, afirmou.

O VOU! também mantem parceria com o Espaço Magis na Paraíba. Os jovens voluntários articulam-se nacionalmente junto a Companhia de Jesus com a missão de acompanhar e contribuir para a boa experiência dos alunos que participam dessa experiência. De acordo com Beatriz de Morais Cavalcanti e Souza, aluna de Arquitetura e Urbanismo, a experiência como voluntária foi inédita e ajudou a construir valores humanos para toda a sua vida, como a amorosidade e amizade acolhedora e a fé em Jesus. “Muita coisa nova que só trouxe aprendizado para minha vida, envolvendo questões pessoais e até espirituais”, disse ela.

Durante a semana, os participantes e os jovens do Espaço MAGIS ainda fizeram um processo de partilha do dia, com exercícios de autoconhecimento, além de um projeto de vida, visando ajudá-los no aprofundamento das experiências. Segundo a voluntária Islâyne Oliveira Lacerda, o acolhimento das fundações MAGIS e Fé e Alegria foi surpreendente. “Porque eu não iria querer me abrir pra pessoas que não conhecia. Só que trabalhar isso me mudou porque sei que, da mesma forma, quero falar, também tenho que ouvir o outro. Essa parte da semana me tornou mais humana, mais empática, mais gentil. Eu praticamente sou duas pessoas, uma antes da experiência e outra depois. Espero voltar”, contou.