Boletim Unicap

Funcionário do CCT defende dissertação no Mestrado em Ciências da Religião no dia 25

Mariano Vicente, funcionário do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Católica de Pernambuco, vai defender, no dia 25 de outubro, sua dissertação no Mestrado em Ciências da Religião. A defesa está marcada para as 14h30, no anfiteatro do 3º andar do bloco G4.

Sua dissertação “Religião virtualizada: a oferta de bens simbólicos no percurso da religiosidade na internet”, orientada pelo Prof. Dr. Gilbraz Aragão, tem como objetivo geral investigar a religião virtualizada com a oferta de bens simbólicos religiosos na internet, a partir da missão dos paulinos, no site da Editora Paulus. O trabalho visa descrever a cibercultura com seu imaginário tecnológico, identificando como se reconstrói a religiosidade católica no ciberespaço; estudar as práticas de oferta de bens simbólicos on-line e de experiência religiosa proporcionada através das ferramentas tecnológicas no site da Paulus; assim como, entender as lógicas, apelos, estratégias mercadológicas do oferecimento de bens simbólicos, nesse contexto do ciberespaço, no qual surge uma religiosidade difusa e sincrética.

Como procedimento metodológico, optou-se por abordagem qualitativa de recorte crítico, descritivo/interpretativo, além da revisão bibliográfica: observação estruturada e análise de site através da técnica da netnografia, complementada por uma hermenêutica transdisciplinar do seu conteúdo. Os resultados demonstram os elementos constitutivos da nova religiosidade na cibercultura interferindo no serviço de evangelização dessa Ordem religiosa católica. Esses resultados contribuem para estimular a reflexão com mais consciência sobre a religiosidade, bem como para fomentar o direito à religião esclarecida; além de subsidiar possíveis estratégias otimizadas para a oferta de bens simbólicos religiosos.

print

Compartilhe:
5 Comments

Deixe um comentário