Funcionário da Unicap vai participar do primeiro Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco
|O publicitário e funcionário da Assessoria de Comunicação Milton Carvalho participará no próximo dia 3 de de dezembro do primeiro encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco. O evento é promovido pelo Instituto Vover Acessibilidade e vai contar com diversas palestras relacionadas com o tema. O evento completo acontece entre os dias 2 e 7 de dezembro.
O objetivo da Semana é promover uma sensibilização, reflexão, formação e troca de experiências nas áreas de artes, cultura, educação e inclusão. A maioria das palestras será gratuita. As atividades acontecerão no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, na TV Universitária e no Instituto de Cegos do Recife, as inscrições podem ser feitas através do preenchimento de formulário, disponível no site http://vouveracessibilidade.com.br/.
O promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Maxwel Vignolli, o representante do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, Anderson Tavares, e o gerente de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho farão a abertura do evento na segunda-feira (2). Outro grande destaque é a exibição do filme “Antes que o mundo acabe”, da cineasta Ana Luiza Azevedo, que contará com os recursos da audiodescrição e da legendagem.
Milton fará sua palestra na terça-feira (3), às 10h15, no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, que fica localizado na Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, ao lado do Marco Zero. O tema vai circular em torno das tecnologias assistivas: ferramentas de inclusão que visam transformar pessoas com deficiência em simplesmente pessoas.
Confira a programação Completa:
Programação:
03 de dezembro, no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco (Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife – ao lado do marco zero):
8h – Credenciamento / Coffee Break
9h – Mesa de abertura “Acessibilidade Comunicacional: direito à arte, à cultura e à informação”, com Maxwel Vignolli (MPPE), Anderson Tavares (Viver Sem Limites- Governo Federal), José Manoel (SESC – PE), e mediação de Roberto Cabral (MPPE);
10h15 – “Tecnologias assistivas: ferramentas de inclusão que visam transformar pessoas com deficiência em simplesmente pessoas”, com Milton Carvalho (UNICAP);
11h – “Aspectos técnicos da áudio-descrição: problema de formação ou escolha tradutória?”, com Francisco Lima (UFPE);
11h45 – “Em estúdio: aspectos técnicos da audiodescrição gravada”, com Gabriel Schmitt (Mil Palavras/RS)
12h30 – Intervalo para almoço
14h – Mesa- redonda “Acessibilidade comunicacional para pessoas surdas”, com Vera Lúcia Santiago (UECE), Thiago Albuquerque (CESAR) e mediação de Ernani Ribeiro (UPE).
15h15 – Mesa-redonda “Audiodescrição nos produtos audiovisuais: desafios e possibilidades”, com Andreza Nóbrega (VouVer Acessibilidade/PE); Letícia Schwartz (Mil Palavras/RS) e mediação de Milton Carvalho (Unicap).
05 de dezembro, no Instituto de Cegos do Recife (R. Guilherme Pinto, 146 – Derby, Recife – PE, 52010-210) –
14h – Exibição do filme “Antes que o mundo acabe”, com recurso de audiodescrição e legendagem, seguida de debate com Letícia Schwartz, Gabriel Schmitt e mediação de Andreza Nóbrega.
De 02 a 07 de dezembro, no auditório da TV Universitária (Av. Norte, 68, Santo Amaro. Recife – PE. CEP: 50040-200.) – Curso “Audiodescrição para produtos culturais”. (Curso pago-Vagas limitadas)
De 02 a 06 de dezembro (segunda a sexta) – 18h às 22h
07 de dezembro (sábado) – 8h às 13h e 14h às 19h