Funcionário da Católica é ordenado Diácono por Dom Fernando Saburido

O técnico em segurança do trabalho da Universidade Católica de Pernambuco, Heleno Brainer, foi ordenado Diácono Permanente da Igreja Católica pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na Igreja Matriz da Sé, em Olinda, sexta-feira, dia 21.

Na cerimônia, foram ordenados seis Diáconos Permanentes, que irão desenvolver ações pastorais nas paróquias da Arquidiocese. “É uma alegria muito grande para a Arquidiocese acolher mais seis Diáconos Permanentes e, graças a Deus, a procura tem sido muito grande. Nós temos vários candidatos, aproximadamente 30, se preparando para receber a ordenação diaconal. Com esses seis, formamos 27 Diáconos Permanentes que estão assumindo comunidades maiores, onde não existe um sacerdote, preparando futuras paróquias e contribuindo com as comissões. Temos muita alegria em acolher esses irmãos, porque é um sinal de esperança e dinamismo pastoral para a nossa Arquidiocese”, explica Dom Fernando Saburido.

Para receber o sacramento da ordem no grau do Diaconato é necessário ser casado há mais de cinco anos e passar por formação específica. Segundo o Padre João Carlos Magalhães, diretor da Escola Diaconal São José, o tempo mínimo de formação é quatro anos. O candidato tem que ser apresentado pelo padre de sua paróquia e passar por uma entrevista, junto com a esposa e os filhos.

“Nós estamos sendo ordenados para o serviço da Igreja. Pelos méritos de Deus, ele nos concedeu esse benefício para que a gente possa trabalhar mais para a nossa Igreja”, relata o recém-ordenado Diácono Heleno Brainer.