Funcionária da Católica arrecada doações de brinquedos e realiza entrega a creche de Peixinhos

IMG_2402

Com o objetivo de proporcionar um Dia das Crianças inesquecível para 75 crianças atendidas pela Creche Nossa Senhora da Ajuda, no bairro de Peixinhos, em Olinda, a funcionária da Assessoria de Comunicação da Católica Dora Santana realizou uma campanha de arrecadação de brinquedos que envolveu a comunidade acadêmica da Universidade, amigos e vizinhos. O resultado foi a confecção de kits contendo um brinquedo e uma sacolinha com doces, pipoca e biscoito para cada criança atendida pela entidade. A entrega foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 14, no Instituto Humanitas Unicap, aos representantes da creche.

IMG_2431A Creche Nossa Senhora da Ajuda atende atualmente 75 crianças, sendo 30 em tempo integral e 45, que fazem parte de projetos, no turno da tarde, pois pela manhã elas frequentam a escola. Na entidade são desenvolvidas oficinas, dinâmicas, palestras, com momentos recreativos, que proporcionam, às crianças, um momento diferente no sentido de trabalhar com elas a conscientização sobre o risco das drogas, uma vez que o bairro de Peixinhos tem muita influência nisso. “Nosso foco é trabalhar com elas e com a família a conscientização sobre a violência, os riscos da violência, os danos que causam para a sociedade e a valorização da família”, explica Irmã Aulenice Nogueira, responsável pela creche.

A Creche Nossa Senhora da Ajuda é uma instituição da Congregação e ela é mantida com a ajuda de benfeitores e voluntários.

IMG_2435Irmã Aulenice Nogueira falou sobre a doação, recebida pelas mãos de Dora Santana. “Esse momento representa pra nós esperança, renovação, solidariedade. Hoje quando a gente estava saindo, Alan Guilherme (4 anos) ficou tão feliz que irradiando disse: ‘que beleza! Que bacana! Vou passear!’. Para ele, esse momento, é um dos primeiros da vida dele.”

IMG_2444Além de Alan Guilherme (4 anos) vieram com a comitiva Bianca da Silva (4 anos) e a Tífani Gomes (4 anos) que receberam seus presentes das mãos de suas madrinhas Dora Santana (Assecom); Tine Magalhães (CAC) e Naílza Ferreira (1º Ciclo). A alegria das crianças contagiou e emocionou todos os que estavam na sala.

Dora Santana é funcionária da Unicap há 29 anos e começou seu trabalho de arrecadar doações na Pastoral Unicap há mais de 15 anos. De lá pra cá, Dora conta com uma ‘rede de amigos’ dentro da Universidade, na vizinhança de sua residência e em seu ciclo de convivência, que doa brinquedos, roupas, alimentos etc., para os “seus meninos, seus filhos”, como ela costuma se referir às crianças.

“A participação é muito grande. Uma das coisas, muito, gratificantes é o outro confiar em você e dizer assim: eu vou te dar esse presente porque eu sei o destino dele, eu sei até onde vai chegar.”

IMG_2439Dora Santana fala sobre a motivação de realizar esse bonito trabalho. ”O que me motiva a fazer é que eu vejo tanta criança sem oportunidade. Eu já vi tanta criança dizer que chegou o Dia das Crianças e eu não ganhei nada. Ninguém nem se lembra que é Dia das Crianças. Eu ouvi, quando ficava no grupo jovem, uma criança dizendo ‘tem Natal e Dia das Crianças, mas não tem na minha casa’. Foi a partir daí que eu disse: o que eu puder fazer para fazer o Dia das Crianças e o Natal delas eu farei.”

IMG_2425Dorinha, como também é conhecida, falou do que ela sentiu quando entregou os brinquedos. “Eu fiquei mais feliz que os meninos. Não é só o presente dos meninos, eles que são um presente pra mim. É tudo que a gente pode dar e fazer pelo o outro e não tem nada mais gratificante que ver o sorriso no rosto da criança. Ver aqueles olhinhos lindos, você não precisa ter retorno nenhum, você não faz esperando um retorno, só quer aquele sorriso lindo, que é tão gratificante. Fiquei muito feliz pelos meus filhos.”

Continuando, ela complementa: “Quando a gente consegue entregar os kits para a creche dá uma vontade de recomeçar os trabalhos de arrecadação para fazer o Natal das crianças. De passar a sacolinha e sentar ali na frente e dizer: minha gente traga um presente para meus filhos.”

Para finalizar, Dorinha agradece a ‘sua Carminha’. “Isso tudo eu agradeço muito à minha Nossa Senhora do Carmo porque ela nunca deixou faltar nada para os meus filhos. Todas as vezes que eu tentei ela me ajudou. Eu sempre digo a ela: olha, é para meus filhos, me ajude! E nunca faltou um presente para os meus meninos.”

Acompanhe o que Dora Santana escreveu no seu perfil do Facebook.

Ter uma causa nobre para dedicar parte do nosso tempo nos faz feliz!
Sou eternamente grata a todos e a todas que contribuíram para a festa dos meus filhos. A felicidade já foi compartilhada! Quero que saibam que a ajuda que vocês deram foi de grande valia. Certamente que pessoas tão especiais como vocês estão sempre prontas para fortalecer a união fraterna. Eu procuro olhar dentro dos corações das pessoas, porque sabemos que é de lá que extraímos o que temos de melhor. Tudo o que fazemos pensando em ajudar ao próximo, (em especial às crianças da Creche Nossa Senhora da Ajuda), pela própria lei da natureza, nos é devolvido em dobro, pois acredito que só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos nos envolver e fazer a caridade. Creio que nosso Deus de bondade e misericórdia estava à frente, e aceitou a intercessão de Nossa Senhora do Carmo. Obrigado gente pela atenção e pelo carinho dedicado.
Que o universo cubra vocês de bênçãos e sejam sempre muito felizes.
Muito obrigada! Dora Santana.