Boletim Unicap

Fórum sobre questões do envelhecimento realiza último encontro do ano

Na tarde da última terça-feira(19), aconteceu no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco o último encontro do Fórum sobre Questões do Envelhecimento, que abordou o tema  “Relações Intergeracionais na família”. O evento teve a participação das professoras de Psicologia da Católica Cristina Dias e Vera Oliveira, além da psicóloga especialista em terapia de casal, Antonia Mendonça.

O evento começou de maneira bem descontraída, assim como os outros encontros. Quem fez a abertura do forúm foram os integrantes  do MPB Unicap, que alegraram a tarde e animaram o público, cantando várias músicas de sucesso no Brasil.

A professora Vera foi a primeira a falar. Ela defendeu a interação do idoso com outros grupos de faixa etária diversificada e falou sobre os benefícios que a troca de experiëncias pode oferecer as pessoas mais experientes. “A possibilidade de convívio do idoso com outras gerações é importante para a saúde mental. A troca de experiências pode oferecer a ele o crescimento intelectual e múltiplas descobertas”, ressaltou a professora.

Vera Oliveira ainda falou sobre a ajuda que os grupos de reminiscência podem dar aos idosos na questão da convivência. A função do grupo é interligar várias gerações. Eles estão espalhados pelo Recife, sendo um ótimo programa de apoio ao idoso. “O grupo de reminiscência tem o comprometimento de resgatar a cultura que está sendo perdida, além de oferecer as pessoas de diversas áreas a possibilidade de desenvolver trabalhos criativos utilizando as lembranças dos mais velhos. As atividades sempre são educativas, culturais e de promoção à saúde e ao bem-estar social. Seria muito bom se cada um de nós pudesse participar de um trabalho assim”, explicou a professora.

Em seguida, foi a vez da professora Cristina Dias falar sobre como a interação entre avós e netos pode ser mais uma proposta de levar o bem-estar e a melhor qualidade de vida aos mais velhos. Ela explicou que os avós têm funções fundamentais na vida dos netos, pelo motivo de ser deles o trabalho de rememorar o passado e a história da família, dando até exemplo de vida, além de ser o primeiro contato com o envelhecimento e a morte, para os netos.

A psicóloga Antônia Mendonça abordou o processo de envelhecimento humano. Ela enfatizou que envelhecer não é adoecer e que esta fase da vida deve ter um planejamento prévio da saúde e fazer tudo com o cuidado redobrado. “Esta etapa é marcada por algumas perdas. Tudo tem um começo e um fim. Na realidade nós começamos a morrer quando não começamos a viver o hoje. É importante viver o presente, mas é importante pensar na saúde para ficar bem no amanhã”, finalizou a psicóloga.

Com o fim das apresentações foi a vez dos alunos de Fisioterapia da Unicap, juntamente com a professora do curso Francisca Motta, iniciar vários exercícios de alongamento e relaxamento com todos os presentes no fórum.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário