Fórum sobre Questões do Envelhecimento debate a “Incontinência urinária na população geriátrica”
|Aconteceu nesta terça-feira (09), no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco, mais uma edição do Fórum Sobre Questões do Envelhecimento, com o tema “Incontinência urinária na
população geriátrica”. Antes de começar a palestra, alguns integrantes do MPB Unicap se apresentaram para animar o público.
A abertura do evento foi feita pelo coordenador do Fórum, professor João Luiz, que deu as boas-vindas a todos os presentes. Em seguida, o urologista Geraldo Aguiar Cavalcanti, que trabalha no Hospital Oswaldo Cruz e Imip, e a professora de Fisioterapia da Unicap, Valéria Passos de Carvalho, tiveram 30 minutos para tratar do tema.
O urologista falou dos diferentes tipos da incontinência urinária, as causas e como deve ser tratada a doença. De acordo com Geraldo, mulheres com idade acima de 55 anos têm uma perda grave de urina. Assim, atrapalha a qualidade de vida e o comportamento social.
Pelo fato da fisioterapia voltada para a região dos órgãos sexuais não ser muito conhecida, Valéria Passos explicou como os profissionais da área podem ajudar a população geriátrica. “Os profissionais têm que estimular, através de exercícios, a musculatura pélvica dos pacientes, para melhorar a prevenção, tratamento e reabilitação”, explicou.
Após as perguntas feitas, a professora mostrou atividades que podem ser feitas para trabalhar a região pélvica e fez alguns exercícios junto com os participantes.