Fórum sobre o Envelhecimento debate o tema “Criar e Aprofundar Relacionamentos”
|O 2º Fórum Sobre Questões do Envelhecimento de 2013, coordenado pelo professor João Luiz Correia, debateu o tema “Criar e Aprofundar Relacionamentos”. O encontro desta terça-feira (9) faz parte de uma série de eventos gratuitos que irão ocorrer durante todo o ano, promovidos pelo Instituto Humanitas Unicap, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco. O evento de hoje teve como palestrantes a coordenadora da Pós Graduação em Psicologia Clínica da Universidade, Carmen Barreto, e o assistente cultural e integrante do MPB Unicap, Percy Marques.
A professora Carmem fez uma reflexão sobre o filme “E se vivêssemos todos juntos”. A obra aborda a vida de cinco amigos idosos, dois casados e um solteirão, todos eles com mais de 75 anos. Diante das dificuldades trazidas pela idade, decidem viver sob um mesmo teto. Mas a nova empreitada traz consigo problemas típicos de uma república universitária agravados por doenças como o Mal de Alzheimer, tão perniciosa quanto o preconceito que se tem contra ela. Carmem falou que a importância do filme está em retratar as necessidades reais dos idosos. “Podemos tirar como exemplo o modo de como podem ser superadas as dificuldades que nós encontramos nos dias de hoje. É um roteiro carregado de emoções e mostra as mudanças que nós precisamos fazer em nossas vidas”, afirmou ela.
O músico Percy Marques apresentou a palestra intitulada “A dimensão lúdica da arte como facilitadora deste processo: como otimizar a vida através da música? Durante sua apresentação, ele mostrou que as relações humanas se estruturam através das interpretações entre as pessoas no seu dia a dia. Afirmou que o processo de relacionamento prolonga-se através do tempo, acompanhando o indivíduo em todos os estágios da vida. Percy contou que a arte de se relacionar é de alta complexidade para a maioria das pessoas. “Devido aos diferentes fatores que são envolvidos nas relações humanas, tais como as características psicológicas de cada um e de como o ser humano se integra nos ciclos sociais da sua história de vida, este é um processo muito difícil, que não possui modelos nem fórmulas mágicas. Durante a palestra, ele fez uso do violão para entoar canções como “A Banda”, de Chico Buarque, sendo acompanhado em coro pela plateia presente.
PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO:
Os encontros acontecem sempre às terças-feiras de 14h30 às 17h.
14 de março – APRENDER A LIDAR COM LIMITES
11 de junho – ESTIMULAR ATITUDE TERAPÊUTICA PREVENTIVA
13 de agosto – ASSUMIR PERDAS E GANHOS
10 de setembro – ENVELHECER PRODUTIVAMENTE
08 de outubro – BUSCAR O LAZER CRIATIVO
12 de novembro – ACEITAR O ENVELHECER
Para saber mais acerca das reuniões do fórum é só ligar para 2119-4140.