Fórum sobre Comércio Ético e Justo entre Brasil e União Europeia teve Pró-reitor Administrativo como palestrante
|O Pró-reitor Administrativo da Universidade Católica de Pernambuco, Prof. Msc. Márcio Waked, foi um dos palestrantes do Segundo Fórum sobre Comércio Justo e Ético entre União Europeia e Brasil. O evento aconteceu ao longo desta quinta-feira (6), no Atlante Plaza em Boa Viagem, e reuniu empreendedores sociais que compartilharam suas experiências e projetos.
Márcio fez parte do painel intitulado As Melhores Práticas de Comércio Justo entre União Europeia e Brasil: potencialidades, desafios e resultados. Ele fez um relato da experiência a frente da Bio Fair Trade, empresa que exporta artesanato produzido por várias comunidades brasileiras e que já tem 10 anos de atuação no mercado do comércio justo. A Bio Fair Trade é a única empresa brasileira que faz parte do sistema de garantias da World Trade Fair Organization.
“A empresa já beneficiou mais de três mil artesãos do Brasil todo e já comercializou um milhão de peças, isso representa uma renda direta de mais de sete milhões de reais nas mãos dos artesãos. Então ela tem dado uma contribuição significativa e esse reconhecimento estimula um empreendimento social da nossa região”, disse Waked. Ainda segundo ele, 80% dos beneficiados são mulheres. O Comércio Justo é norteado por dez princípios entre os quais estão os direitos humanos, desenvolvimento sustentável, igualdade de gênero, respeito ao meio ambiente e remuneração justa do produtor. A produção não pode ser fruto de trabalho escravo nem infantil e não ter nenhum tipo de discriminação.
“O mercado de comércio justo vem crescendo em todas as áreas e o fato de a União Europeia estar promovendo este evento aqui no Recife, trazendo os principais atores dessa prática, reflete esse interesse de aproximar os nossos produtores, os nossos produtos do mercado dos países europeus”, disse Waked.
A prática do comércio justo é bastante disseminada na Europa e Estados Unidos desde as décadas de 1940 e 1950. A Unicap é co-signatária da Carta Mundial do Comercio Justo. A adesão ao movimento mundial foi oficializada no último mês de setembro, quando o Reitor Padre Pedro Rubens assinou o documento. A Universidade é pioneira no Nordeste em aderir ao Fair Trade. O Prof. Márcio Waked destaca a importância do alinhamento da Unicap aos princípios do comércio justo. “Trazer esta discussão para dentro da nossa Universidade mostra o nosso compromisso com a sociedade, com a geração de renda na população menos favorecida”.