Formandos da Católica colam grau em cerimônia cheia de emoção

DSC_0486As noites de segunda (26) e terça-feira (27) foram marcantes para muitos alunos da Universidade Católica de Pernambuco. Os estudantes se encontravam mais uma vez, não para assistir aula como normalmente faziam, mas para encerrar um ciclo de anos de esforço e estudos. O palco desta vez era o Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, onde esses jovens participaram de uma belíssima cerimônia de colação de grau e demonstraram a todo instante felicidade e satisfação por participar daquele momento. Além de um teatro lotado de familiares e amigos, coordenadores dos cursos, diretores de Centro, pró-reitores e o reitor formavam as mesas de honra.

DSC_0417Os alunos do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) foram colaram grau na primeira noite, enquanto os estudantes do Centro de Ciências Sociais (CCS), Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) e do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) foram os homenageados do segundo dia. Em comum, o sentimento de dever cumprido. Para a formanda em Direito Raissa de Assis Farias, foi um sonho realizado. “Era uma vontade que eu tinha desde pequena e nada melhor que agora, depois de cinco anos, eu possa estar aqui colando grau”. A emoção não era somente dos formandos, principais estrelas da noite. Os pais fizeram questão de estar presentes em mais uma conquista dos filhos, como foi o caso da Ana Isabel Veras de Souza, mãe de uma formanda em Direito. “Meu sentimento é de orgulho e felicidade e espero que ela também tenha sucesso nessa nova etapa, agora profissionalmente.”

DSC_0468Para o Reitor, Padre Pedro Rubens, esses jovens, assim como vários outros que se formaram ao longo dos 70 anos da Unicap, terão novos desafios pela frente e a conclusão do curso é apenas o início de mais uma etapa. “Um curso de graduação é um primeiro passo. Eles precisam tratar esse momento como um novo começo, onde a vida profissional vai ajudá-los ainda mais no crescimento pessoal.” E complementou. “Nós, como instituição, temos a sensação de dever cumprido. Não por formar jovens, mas por entregar à sociedade pessoas qualificadas.” A Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, demonstrou uma grande satisfação pelo momento e também deu um conselho aos formandos. “Nós temos uma sensação de missão cumprida, mas quero falar pra eles não pararem de estudar nunca, pois a graduação só é o primeiro passo para a formação. Agora é qualificação e especialização sempre que possível.”

O evento

A cerimônia contou com a participação do MPB Unicap, responsável pela trilha sonora da noite. Por parte dos alunos, dois tiveram participações especiais: Francisco Felipe Cardoso de Siqueira, do curso de Direito, e Jonas Moraes Filho, do curso de Eventos. Eles representaram no primeiro e segundo dia, respectivamente, as turmas de formandos. No discurso, agradecimentos a professores, familiares e aos amigos de turma, pelos momentos passados no campus. Em meio aos tradicionais atos de juramento e entrega dos anéis, uma novidade. Pela primeira vez, a Universidade Católica de Pernambuco entregou, em uma cerimônia de colação de grau, os diplomas originais. Assim, o formando não precisa esperar mais para recebê-lo. Por fim, mais alegria e festa para os novos profissionais.