Fonoaudiólogos realizam Semana de Atenção à Gagueira

Conselhos regionais de Fonoaudiologia de todo o país realizam de 18 a 22 de outubro a Semana de Atenção à Gagueira. Em nosso estado, a semana acontece simultaneamente ao 1º Encontro Pernambucano de Gagueira, coordenado pela fonoaudióloga Nadia Azevedo, da Unicap.

A gagueira é um mal que atinge cerca de 1% da população brasileira. É comum, no entanto que a criança gagueje até os seis anos, como parte do processo de aquisição da linguagem. Esta idade não deve ser encarada de forma fixa, havendo crianças que já demonstram gagueira patológica aos três anos.

Na idade adulta, a gagueira também pode se manifestar de forma passageira em pessoas normais, geralmente em situações de tensão, como palestras ou apresentações nas quais a pessoa se sente insegura, com medo do juízo que se fará sobre ela. A doença ainda é vista com preconceito, sendo muitas vezes tratada como algo cômico, mas que na verdade traz prejuízos à vida pessoal e profissional do indivíduo.

O desconhecimento leva a uma proliferação de mitos sobre a gagueira. Um deles, afirma que o indivíduo pode se tornar gago imitando outras pessoas. Outro, afirma que as pessoas podem adquirir gagueira após sustos. Há porém, situações que merecem ser observadas. Há gagos que falam normalmente quando se dirigem a crianças ou ao animal de estimação. Em outros casos a pessoa deixa de apresentar os sintomas quando canta, ao invés de falar.

A Semana de Atenção à Gagueira será lembrada em Pernambuco com palestras, atendimentos ao público da capital e do interior e orientação nos cursos de Licenciatura e Pedagogia da Unicap e outras universidades da região.

O Programa de Mestrado em Ciências de Linguagem e a Clínica de  Fonoaudiologia da Católica estão formando um grupo de terapia para a gagueira. As reuniões vão acontecer nas manhãs dos sábados, no bloco G4 da Universidade. Há ainda um trabalho voltado para as crianças, às quartas-feiras.  As pessoas interessadas podem agendar uma triagem pelo número 2119-4024.