Flor de Maracujá faz show para novos alunos da Católica

Com o jeito inusitado de tocar, tanto na forma como nos acordes irreverentes de sua música, Nelson Cavaquinho encantou plateias. Se vivo, teria completado 100 anos em 2010. Para homenageá-lo, o grupo de chorinho da Unicap, Flor de Maracujá,  apresentou nesta quinta-feira (11), às 19h, no auditório G2, um show com suas músicas das mais conhecidas como “Luz Negra” e “Folhas Secas” até as mais desconhecidas, como a música instrumental “Caminhando”.

O show fez parte da recepção aos novos alunos da Católica. Representando o Reitor, o Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro, deu as boas- vindas e lembrou  do tempo em que foi aluno de Direito na Unicap. Ele conversou com os alunos sobre as novidades do universo acadêmico e do desejo da Católica de atender às expectativas de todos. “Além da acolhida, mostramos com esse show que a Unicap também tem uma preocupação e um espaço para a cultura”, destacou a coordenadora do 1º Ciclo, professora Fátima Berckenfeld, lembrando a carta de principio dos Jesuítas, apontando para uma educação com arte.

“Segundo a lenda, dentro da flor de maracujá se vê uma imagem parecida com a de Cristo. E flor de maracujá também é uma música muito linda de João Donato”, explicou Percy Marques, que toca violão de 7 cordas no grupo e também cuida da parte dos arranjos. O Flor de Maracujá é um projeto de 2004, mas apenas em 2006, quando Padre Pedro Rubens assumiu a reitoria, o grupo foi institucionalizado. A escolha do chorinho foi feita pelo fato de o Recife ser um dos três maiores polos desse estilo musical no Brasil.

O grupo é formado por Chico Nery (Violão); Helton Sarmento (Cavaquinho/Violão); Junior Teles e Pedro Santana (Percussão); Antônio Sartori (Banjo); Genilson Pontes (Clarinete); Percy Marques (Violão de 7 cordas e arranjos); e Marina Duarte (Vocal). Esses são os sete maracujás e a flor, segundo Percy.

Dentro da Unicap existem ainda outros grupos músicas. São eles: MPB Unicap, com mais de 20 anos; e Wave Unicap, grupo de músicas instrumentais. Os interessados em ingressar em algum desses grupos deve comparecer ao CAC, sala 2, térreo do bloco A, das 8h às 17h. Será aplicado um teste de aptidão e, se aprovado, o aluno receberá acompanhamento de profissionais. Ao participar dos grupos, os alunos ganham hora complementar.

Quem perdeu o show não precisa se preocupar. O grupo Flor de Maracujá irá se apresentar dia 20 de agosto, às 17h, no auditório da Livraria Cultura. Nessa próxima apresentação, a história do sambista Nelson Cavaquinho e de suas músicas será também contada. A entrada é gratuita.