Festlatino presta homenagens a Humberto França e realiza debate sobre as línguas latinas e neolatinas

DSC_0470
A abertura do 7º Festlatino aconteceu na noite de quarta-feira (22), no auditório G2. O evento foi realizado pela primeira vez na Universidade Católica de Pernambuco, sob a coordenação da nova presidente, Profª Drª Andrea Campos, e prestou uma homenagem póstuma ao escritor, filósofo, historiador e poeta, Humberto França (falecido em 2013, após uma dura luta contra o câncer). O encontro deste ano foi realizado no dia de seu aniversário (22 de outubro) e contou com a presença de amigos, familiares, colegas de trabalho e representantes de consulados de países neolatinos, que prestaram homenagens e lembraram da figura do intelectual. O evento também contou com a presença do embaixador Isnard Penha Brasil, que proferiu a palestra “Do Lácio para o Mundo – A difusão do Latim e das Línguas Neolatinas ao longo da História”.

“O Festlatino é um movimento de divulgação das culturas e das línguas dos países neolatinos”, explica a professora Andrea Campos, presidente do Festlatino, que recentemente assumiu o trabalho de Humberto França. Após a indicação da professora, o evento migrou da Fundação Joaquim Nabuco, para a Universidade Católica de Pernambuco. Segundo a professora, “a proposta da realização do evento na Unicap é congregar os diferentes setores da instituição, possibilitando o diálogo entre os saberes.”

DSC_0471Na noite de realização, foi formada uma mesa composta por representantes consulares que fizeram homenagens e lembraram da figura de Humberto, além do papel que o autor exerceu tanto para a comunidade acadêmica brasileira como para a literatura (contida em sua obra poética). Durante um pronunciamento da professora Andrea, ela citou “a importância em dar continuidade ao sonho de Humberto”, afirmando que “manter seu sonho vivo é o mesmo que manter vivo aquele que o sonhou”. Em seguida, o conselheiro e amigo do intelectual, fez uma breve homenagem ao filósofo e poeta, lembrando de sua trajetória na vida acadêmica, aspectos de sua vida pessoal e recitou alguns poemas, como Propósitos de uma Vida e Cosmos Finito.

DSC_0476Logo após as homenagens, teve início a palestra do embaixador Isnard Penha Brasil, que debateu sobre o tema “Do Lácio para o Mundo – A difusão do Latim e das Línguas Neolatinas ao longo da História”. Durante sua fala, o embaixador remeteu às primeiras manifestações linguísticas do latim, analisando do ponto de vista histórico e mitológico desde a formação do estado romano até o processo que possibilitou a difusão da língua latina pelo mundo, que viria a gerar as línguas neolatinas – como o português, o italiano, o francês, o espanhol e o romeno – faladas em boa parte do mundo.