FestLatino começa nesta quarta-feira com palestra do embaixador Isnard Penha Brasil

foto (1) (1)O FestLatino começará na noite desta quarta-feira (22) de forma muito especial. O palestrante convidado é o embaixador Isnard Penha Brasil, que falará sobre o tema “Do Lácio para o Mundo – A difusão do Latim e das Línguas Neolatinas ao longo da História”. O embaixador, que é o atual chefe do Escritório do Itamaraty para o Nordeste e já serviu em inúmeras embaixadas do mundo, é ex-aluno do curso de Direito da Católica, que está promovendo o FestLatino na Unicap.

A coordenadora do evento, a professora do curso de Direito Andrea Campos, disse que, inicialmente, não sabia dessa tão feliz coincidência e apenas passado um bom tempo desde que ela lhe havia feito o convite para a palestra de abertura, ao pedir o seu currículo, deparou-se com esses círculos que fazem a vida. O embaixador Isnard Penha Brasil bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unicap em 1968, tendo ingressado no Instituto Rio Branco (CPCD -Curso de Preparação à Carreira Diplomática) em 1969. Defendeu no curso de Altos Estudos (CAE), a tese: “Turismo como Fonte de Receita Internacional”.

Como secretário, conselheiro e ministro exerceu diversas funções em Brasília e no exterior, inclusive como encarregado de negócios em postos na ALALC, Montevidéu, México, Tóquio, Madri, Jeddah, Abu-Dhabi, Kuala Lumpur, Haia e Nova Delhi. Foi cônsul-geral em Vancouver e, temporariamente, em Ciudad Del Este.

Como embaixador, serviu em Argel, Argêlia, de 2000 a 2005; em Riyadh, Arábia Saudita; em San’a, Iêmen e em Muscat, Sultanato de Oman .

Desde 2008 chefia o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) no Nordeste, com sede no Recife. Atualmente, é vice-presidente do IAHGP, Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

O embaixador diz que, com muito orgulho, concluiu o curso primário no Grupo Escolar João Barbalho e o secundário no Ginásio Pernambucano, ambos escolas públicas. Em Pernambuco, ainda, graduou-se em inglês pela saudosa Sociedade Cultural Brasil-Estados Unidos, onde foi professor por cerca de quatro anos. O embaixador, literalmente, saiu de Pernambuco para o mundo e celebra nos recintos da Universidade onde se formou, os louros do filho que a casa torna.

A palestra do embaixador será na quarta-feira, dia 22 de outubro, às 19h30, no auditório G2 da Unicap.