Festival 3i de Jornalismo acontece neste sábado na Unicap

Articulação foi do curso de Jornalismo, com o apoio da FASA

Com informações da coordenação do curso de Jornalismo

Cenário pós-eleitoral, inovação e financiamento são os temas centrais do Festival 3i de Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, que chega ao Nordeste pela primeira vez. A edição pocket acontece neste sábado (10) no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco. O 3i é uma iniciativa pioneira no Brasil, que busca discutir e fomentar uma nova era do jornalismo, caracterizada pelo aumento da relevância de veículos nativos digitais.

O festival é uma parceria das plataformas Agência Lupa, Agência Pública, BRIO, JOTA, Nexo, Nova Escola, Ponte Jornalismo e Repórter Brasil com o Google News Initiative. A primeira edição do Festival 3i aconteceu em novembro de 2017, no Rio de Janeiro. Diante do sucesso do evento, com a participação de centenas de jornalistas, empreendedores e comunicadores do Brasil e de outras partes do mundo, este ano o Festival 3i foi para outras regiões do país. A primeira edição ‘pocket’ foi realizada em Belo Horizonte, em junho, e a segunda em Porto Alegre, em setembro.

O curso de Jornalismo da Católica articulou para a edição no Recife acontecer no campus da instituição, com apoio da Fundação Antônio dos Santos Abranches – FASA , o que possibilitou como contrapartida que professores e diversos estudantes do curso – a maioria Prouni e bolsistas – tivessem acesso gratuito ao evento.

Segundo os organizadores, são três painéis que se propõem a debater como a imprensa se saiu na cobertura eleitoral e como os jornalistas devem se preparar para o que vem pela frente; exemplos de sucesso em termos de financiamento e de inovação no jornalismo brasileiro. Cada painel conta com três a quatro palestrantes. Entre os convidados estão Daniela Pinheiro, chefe de redação da Revista Época, Beatriz Ivo, do Comitê Gestor de Conteúdo do Sistema Jornal do Commercio e Diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, Cristina Tardáguila, da Agência Lupa de fact-checking, Saulo Moreira, assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral e Helena Portilho, do projeto de videodocumentário Além da Cura.

O público terá ainda uma experiência em jornalismo imersivo, com a série “Baía 360”, um documentário em vídeo em 36o graus produzido pela Agência Pública. A equipe da Pública disponibilizará o equipamento especial para uma experiência interativa.

“Nunca o jornalismo foi tão importante, e o jornalismo independente, editorial e financeiramente, ainda mais. É o que queremos fomentar cm o Festival 3i ”, avalia Natalia Viana, codiretora da Agência Pública, que, junto com a Agência Lupa e a Marco Zero Conteúdo, está responsável pela curadoria da edição Recife.

“O Festival 3i é uma excelente oportunidade para fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo no jornalismo do Nordeste. Também é um ambiente para trocar experiências com profissionais de outras regiões num momento em que a Web e as mídias sociais tornaram-se o grande espaço para o debate público no Brasil”, opina Carolina Monteiro, presidente do Conselho Diretor da Marco Zero Conteúdo, coletivo de jornalismo investigativo e independente com sede no Recife.

“Foi extremamente importante trazer o festival para a Católica. A articulação começou em julho e resultou em uma parceria que irá permitir a profissionais, estudantes e professores conhecer e debater iniciativas independentes que estão acontecendo no Brasil e no mundo, mostrando o quanto o jornalismo está vivo. Também é uma ponte para debater um futuro curso de especialização na área”, destaca a coordenadora do curso de Jornalismo da Católica, Carla Teixeira.

Sim, ainda dá tempo de fazer a inscrição: clica no link: https://bit.ly/2SPCyX4

Programação:

13:00

Mesa 1: Como o Jornalismo Sobreviveu às eleições
Uma conversa sobre polarização, assédio a jornalistas, fake news e ética
Natalia Viana, Agência Pública (mediadora)
Cristina Tardáguila, Lupa
Saulo Moreira, Tribunal Regional Eleitoral
Beatriz Ivo, do Sistema Jornal do Commercio e Diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal
Daniela Pinheiro, Revista Época

15:00

Mesa 2: Como inovar sem milhões de dólares