Feras de Medicina e Enfermagem lotam o Católica In 2016 nesta quinta-feira

Católica In-6
Fotos: Pedro Pereira

Os auditórios G1 e G2 da Unicap ficaram lotados para receber estudantes do Ensino Médio interessados em descobrir um pouco mais sobre as profissões de médico e enfermeiro. Ao longo da tarde desta quinta-feira (12), eles percorreram salas de aula e laboratórios da Universidade em visitas guiadas por alunos da própria Católica sob a supervisão de professores do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) ao qual estão vinculados os cursos de Medicina e Enfermagem.

Católica In-7
Joyce veio de Itapissuma

Joyce Vitória, 17 anos, aluna da Escola de Referência do Ensino Médio (Erem) Eunice Cadaval, em Itapissuma, Região Metropolitana do Recife, era uma das mais empolgadas. “Estou aprendendo coisas novas sobre a profissão que quero seguir. Antes ainda havia dúvida, mas agora estou confiante de que é enfermagem que eu quero”.

Católica In-8
Diego

O formato do Católica In também chamou a atenção de Túlio Albuquerque, 16 anos, aluno do 3º ano do Liceu Nóbrega. “Estou quase decidindo por Medicina graças à variedade de cursos e palestras. O jeito como vocês falam deixa tudo muito claro”.

O colega de sala de aula de Túlio, Diego Pinto Nascimento, 19 anos, também elogiou a estrutura do evento. Ele ainda tem dúvidas sobre a escolha profissional. “A estrutura do Católica In é muito boa, organizada e oferece o conhecimento necessário para tirar dúvidas. Parte da minha família é da área de Saúde e por isso estou para decidir entre medicina, ciência da computação ou direito”.

Túlio

Somente na tarde de hoje (12), o Católica In reuniu mais de 400 estudantes. Muitos grupos eram acompanhados por professores e coordenadores das escolas. “É superinteressante que eles percebam a organização de uma Instituição de Ensino Superior. A Católica quebra todos esses mitos que distanciam os jovens do ambiente universitário”, destacou o gestor pedagógico da Erem Eunice Cadaval, Marcelo Fernandes, que é ex-aluno da Licenciatura em Matemática da Unicap.

Marcelo estava acompanhado da professora de Biologia da escola Cristiane  Jussara  da Silva que traz as turmas dela desde a primeira edição do Católica In realizada em 2007. “É um grande estímulo não só para os estudantes concluírem o Ensino Médio, mas também para que eles comecem a se voltar para o ambiente universitário”. A orientadora educacional do Colégio Santa Catarina, Paula Fonseca, também destacou a importância do debate sobre a escolha da profissão nesta fase da vida dos adolescentes. “É uma oportunidade de eles ratificarem uma escolha que está em processo como também abre um espaço para o reconhecimento das habilidades e dos desejos envolvidos”.

A consolidação do Católica In é motivo de comemoração da coordenadora de Graduação da Unicap Profª Verônica Brayner. “É um evento que já acontece por si, por demanda própria. Nós visitamos as escolas, mas também somos muito procurados por elas desde o início do semestre letivo. Outra coisa que consolida o Católica In é a participação voluntária dos alunos da Unicap. Foram mais de 80 guias, sem contar com os que atuam nas oficinas. Tudo isso acontece com a Universidade em pleno funcionamento. A ideia é mostrar aos estudantes justamente esta vivência universitária”.

AMMANDA FALCAO (1)