Fé e Alegria teve o primeiro encontro de Humanismo e Cidadania do ano

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (FyA) realizou mais um encontro de formação com os estagiários na segunda-feira (6).  A reunião foi também o primeiro momento de Humanismo e Cidadania do ano, que aconteceu na sala 505 do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, das 14h às 18h, com o coordenador geral da Fundação, Glauco Filho, a pedagoga Cristiana Galdina e os professores Jorge Daniel, Aldonez Pereira e Ednaldo Menezes.

Iniciando, o coordenador Glauco Filho explicou o que era esse momento de Humanismo e Cidadania dentro do Fya no Brasil, que é diferente do de outros países que têm Pastoral (ensino da religião). Quando a Fundação chegou a terras brasileiras, essa experiência foi rejeitada, tornando-se uma ação social. “É uma ação que trabalha com educação e valores, é o cuidado com o outro”, explicou Glauco.

A proposta inicial é ter como eixo central o conjunto de temas como: Definição da identidade (onde o educador passa a perceber e a se compreender, resultando na sua autoaceitação), autoestima (desenvolver um sentimento positivo consigo mesmo) e autoconfiança; Visão destemida do futuro, querer ser (o educador passa a sonhar com seu futuro pessoal, social e profissional) e Resiliência (conjunto de qualidades não excepcionais que, quando bem articuladas e suficientemente desenvolvidas, resultam na capacidade da pessoa crescer nas adversidades.); Sentido da vida e projeto de vida; Autodeterminação e “Plenitude Humana” (o querer ser encontra o ser. Pode ser observada nas dimensões afetiva, profissional, cidadã/social).Em seguida, Glauco apresentou o programa “Amigos do Saber”, para os estagiários, que tem como objetivo geral “proporcionar vivências socioeducativas que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, que favoreçam o desenvolvimento do ser humano em suas potencialidades e assim passa a ampliar sua perspectiva técnico-profissional”.

Logo após a apresentação do programa “Amigos do Saber”, o professor Aldonez Pereira fez uma dinâmica com os estagiários onde cada um teve que fazer algum gesto em um coelho de pelúcia que expresse o que sentiu com o objeto e falar apenas uma palavra que resumisse esse sentimento. Em seguida, refletiram sobre essa experiência e depois fizeram uma roda onde tiveram que repetir o mesmo gesto que fizeram com o brinquedo, no colega ao lado.

O professor Ednaldo Menezes perguntou se alguém sabia o que quer dizer “alteridade”. Explicou dizendo que significa o próximo, o outro. Com isso todos fizeram uma reflexão sobre as palavras que foram citadas durante a dinâmica, como o respeito, atenção, carinho e o companheirismo. Edinaldo citou Aristóteles ao dizer que “o homem é um ser social” e explicou que ninguém vive sozinho. “O contato com o outro é de fundamental importância”, falou.

A pedagoga Cristiana Galdina passou um vídeo sobre honestidade. Em seguida, todos escreveram em um papel um termo ou frase que não suportariam ouvir no ambiente de trabalho. Depois foram divididos em grupos de quatro integrantes onde tiveram que escolher as duas melhores frases e leram para os demais. Logo após, reescreveram as frases amenizando a força negativa que elas transmitiam. Cristiana falou sobre a importância da atitude, verbalização, ação e reação e o “feedback”. A psicóloga Rosália Albuquerque acrescentou dizendo que “é no conviver com o outro que a gente vai perceber o que ele não tem e que nós temos e vice-versa. Mas que isso não seja um paralelo que distancie, pelo contrário, que aproxime”.

O segundo vídeo exibido falou sobre o caráter e o terceiro vídeo, sobre fazer a diferença. Os estagiários formaram grupos por áreas específicas (exatas, humanas e saúde), onde tiveram que discutir como podem trabalhar a relação com o outro, focando na educação e valores. Em seguida, tiveram um intervalo para fazer um lanche.

Ao retornar às atividades, a coordenadora pedagógica, Graziela Almeida, debateu com os estagiários sobre o texto “Do desejo de ensinar ao desafio de aprender”, de Hamilton Weneck.  A pedagoga Geize Araújo apresentou os horários e o calendário deste ano e depois os estagiários foram separados por áreas para dividirem os conteúdos e trabalhos que serão elaborados por eles durante o ano.