Fé e Alegria recebe visita do coordenador geral e do diretor nacional

Os coordenadores e funcionários do Fé e Alegria do Brasil no Recife receberam duas visitas bastante especiais para todo o projeto. Nesta terça (14) e quarta-feira (15), o coordenador geral, Norival de Oliveira, e o diretor Nacional do Fé e Alegria, Padre Carlos Fritzen, estiveram reunidos com as pessoas que organizam e dirigem o trabalho na Universidade Católica, para conhecer as particularidades de cada atividade desenvolvida na Unicap e no Liceu de Artes e Ofícios e falar sobre a nova proposta educativa, que será levada a todos os projetos do Fé e Alegria dentro do território nacional.

Logo no início da reunião, os visitantes apresentaram o modelo de governança que está em vigor desde junho, com o intuito de fortalecer a atenção com as pessoas beneficiadas, trazendo assim uma adequação das estruturas organizacionais e legais para as Fundações no Brasil.

Uma gestão que traga mais democracia, discussão de idéias, a participação plena das pessoas envolvidas no desenvolvimento de um planejamento estratégico e a ênfase no respeito com os profissionais, estudantes e estagiários são alguns dos pontos defendidos pelo novo modelo institucional.

O Padre Carlos Fritzen  deixou o convite para as pessoas ligadas ao Fé e Alegria irem voluntariamente até o Haiti, país que sofreu um forte terremoto no início do ano. “Aquele povo precisa de gente sensibilizada em ajudar na parte de formação de pessoas. Há uma carência muito grande, tanto em materiais básicos como na educação, e estamos dispostos a auxiliar no que for preciso”, falou o diretor geral da Fundação, antes de uma pausa para um intervalo.

Passado o momento de descontração, a reunião prosseguiu com os coordenadores do projeto no Recife. Eles apresentaram todas as atividades da Fundação realizadas na Católica, entre as quais o pré-universitário Fé e Alegria, que beneficia 350 jovens e adultos de baixa renda de toda a Região Metropolitana do Recife.

No pré-universitário, os alunos têm aulas regulares cotidianamente, com aulas integradas, simulados e aulões especiais, com o objetivo de qualificar mais os estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de vestibulares como os da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Católica de Pernambuco.

Outra atividade apoiada pelo Fé e Alegria, apresentada durante o encontro, foi o Projeto Horizonte. Ele é vinculado ao curso de Pedagogia, e está há 14 anos beneficiando crianças, adultos e portadoras de necessidades especiais com dificuldade de aprendizagem, destacando-se as que têm Síndrome de Down e autismo.

O terceiro projeto apresentado para os visitantes foi o Jovem Aprendiz, que qualifica tecnicamente os estudantes em administração em serviços e saúde, contribuindo com o aumento do nível de escolaridade e a inserção no mercado de trabalho. A iniciativa estimula a participação social e política dos jovens de baixa renda.

O Padre Carlos Fritzen elogiou todas as iniciativas da Fundação Fé e Alegria no Recife e parabenizou todos os envolvidos nos projetos pela disposição e atenção às causas sociais. “Quero parabenizar todos vocês pelo belo trabalho feito e pela forma com que ele é realizado. O resultado está aparecendo gradativamente e com o tempo vem o reconhecimento da valorização da formação educacional. Temos que vibrar bastante com cada conquista que obtemos por meio do Fé e Alegria”, destacou o diretor geral, ao fim do primeiro dia da reunião.

Já na segunda tarde do encontro, o coordenador nacional, Norival de Oliveira, ratificou a proposta educativa refletida na metodologia da Fundação. Nela, está sendo sugerido o diagnóstico periódico das ações positivas, das deficiências e como superá-las.

A meta de toda a Fundação agora é se concentrar na melhoria dos espaços e instalações, na ampliação e diversificação das fontes e parcerias estruturando a captação de recursos, trabalhar mais próxima das famílias dos alunos beneficiados com o projeto e articular outras obras com comunidades jesuítas.

Ao fim do encontro, o diretor geral e o coordenador nacional enumeraram alguns conselhos que podem ajudar bastante no percurso de sucesso trilhado pelo projeto. “Sistematizar e direcionar, dando sensação de unidade ajuda muito a clarear nossos objetivos como educadores. Caminhando juntos somos fortes e podemos trabalhar com melhor qualidade, assim podemos auxiliar bastante nossos alunos a percorrerem o caminho do sucesso, da alegria e fé”, enfatizaram os visitantes.

Para o coordenador do Fé e Alegria Pernambuco, Luís Justino, a reunião com Norival e Padre Carlos trouxe uma sensação de renovação na alegria com a qual o trabalho é realizado. “Este momento é de total unidade com outros projetos. Essa reunião nos remete ao objetivo do Fé e Alegria. Alegra ao vermos que não estamos sozinhos, queremos melhorar e evoluir sempre”, frisou Justino.