Fé e Alegria recebe visita de Provincial

Na tarde da última quinta-feira (21), a Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife recebeu uma visita muito especial para o projeto. Com o intuito de conhecer todos as atividades desenvolvidas na Unicap, o Provincial da Província do Brasil no Nordeste e Presidente da Universidade Católica de Pernambuco, Padre José Acrízio Sales, que é responsável pelos trabalhos do Fé e Alegria no território nordestino, se reuniu com o coordenador do projeto no Recife, Luiz Justino, para falar das várias atividades que beneficiam a população mais carente da Região Metropolitana do Recife e cidades vizinhas e os trabalhos que compõem a Fundação.

Uma vez por ano, Padre Acrízio vem à Católica e, além de visitar o Fé e Alegria, convive com a comunidade jesuíta e troca experiências com funcionários da Universidade, com o intuito de levar apoio e força na caminhada ao objetivo principal, dar qualidade de vida às pessoas através da educação.

Logo no início do encontro, o coordenador Luiz Justino fez um balanço geral sobre os projetos desenvolvidos pela Fundação na Católica. Entre eles, o Pré-vestibular Fé e Alegria, o Projeto Horizonte e o Jovem Aprendiz.

No pré-universitário, os alunos têm aulas regulares cotidianamente, com aulas integradas, simulados e aulões especiais, com o objetivo de qualificar mais os estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de vestibulares como os da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atualmente, ele beneficia cerca de 350 alunos de baixa renda.

Outra atividade apresentada na reunião foi o Projeto Horizonte. Ele é vinculado ao curso de Pedagogia, e está há 14 anos beneficiando crianças, adultos e portadoras de necessidades especiais com dificuldade de aprendizagem, destacando-se as que têm Síndrome de Down e autismo.

O terceiro projeto apresentado para o Provincial foi o Jovem Aprendiz, que qualifica tecnicamente os estudantes em administração em serviços e saúde, contribuindo com o aumento do nível de escolaridade e a inserção no mercado de trabalho. A iniciativa estimula a participação social e política dos jovens de baixa renda.

Para o Presidente da Católica, de todas as atividades trabalhadas na instituição a que mais chamou a atenção foi o pré-vestibular. “Todos os trabalhos realizados aqui têm uma importância imensa dentro da sociedade, mas o que admiro mais é o pré-vestibular, pela esperança de levar os estudantes para dentro de uma universidade, recuperando sua autoestima. O Fé e Alegria está de parabéns. Tudo começou de maneira tão pequena e pouco a pouco aconteceu uma grande evolução.  As coisas acontecem de forma criativa, com uma boa didática. Aqui se escreve uma bonita história”, parabenizou Padre Acrízio.