Fé e Alegria realizou aula temática com o professor Newton Cabral

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou, sábado (29), às 8h, no auditório G1 da Unicap, a aula temática: “Brasil Nunca Mais: Ditadura Militar”, com o professor do curso de História da Unicap Newton Cabral. A aula foi dirigida para os alunos do Gapa (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico tradicional) e também para o público externo.

A manhã começou com a exibição do vídeo da presidenta Dilma Rousseff falando sobre a Ditadura Militar e, logo após, com uma apresentação dos alunos da “T3” Alanna Clécia, Maria Luísa, Carlos Albuquerque e Kaio Fernandes da “T5”, com a música “Cálice” de Chico Buarque. Depois das boas-vindas, a plateia assistiu a uma cena da novela “Amor e Revolução”, do SBT, e a um depoimento do jornalista e historiador Jarbas Marques.

Em seguida, os professores do Fya, Rodrigo Mendonça, José Alves, Pedro Castellan e Anderson Barbosa, falaram da importância das músicas na Ditadura Militar. A aluna Alanna Clecia cantou “Pra não dizer que não falei das flores” acompanhada pelo aluno Kaio Fernandes, que tocou violão.

Anderson Barbosa fez a apresentação do professor Newton Cabral, que iniciou sua aula agradecendo o convite. Newton começou falando das promessas da Junta Militar que assumiu o poder após a deposição do presidente João Goulart (como restaurar a legalidade, reforçar as instituições democráticas ameaçadas, eliminar o perigo da subversão e do comunismo e punir os que enriqueceram no governo via corrupção).

O professor explicou sobre o Ato Institucional nº 1 (baixado em 09 de abril de 1964); sobre o governo do General Humberto de Alencar Castelo Branco; a “Operação Limpeza” (dando como exemplo a UNE que foi alvo dessa operação no dia 1º de abril, ao ter a sua sede invadida e incendiada). Citou também os sindicatos trabalhistas e as Ligas Camponesas que foram atingidos, a estruturação do Novo Estado com a criação do Serviço Nacional de Informações (SNI). “O primeiro orçamento do SNI foi de 90 milhões de dólares, que corresponde hoje a 180 milhões de reais”, contou Newton Cabral.

Esclareceu sobre o Programa Econômico; Controle dos salários; a Lei de Greve, onde falou que “criaram mecanismo para que a vida dos trabalhadores ficasse mais difícil”; a Lei do Domicílio Eleitoral e a Lei das Inelegibilidades. “A vitória das oposições em quatro Estados: Guanabara, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso, fez a linha-dura solicitar o cancelamento das eleições e a indicação de novos governadores. Os eleitos tiveram o direito de posse, mas o governo federal indicaria os Secretários de Segurança”, contou o professor.

Newton explicou sobre o Ato Institucional n° 2, nº 3 e o nº 4. Falou do Governo do Marechal Arthur da Costa e Silva; do Movimento Estudantil; o Sindicalismo; a Frente Ampla; do Ato Institucional nº 5; a Crise da sucessão e as alternativas; e do Ato Institucional nº 13. Citou a música “Pra frente Brasil”, que foi associada ao sucesso do futebol com o do país (quando o Brasil foi tricampeão). Em seguida, todos tiveram um intervalo de 20 minutos.

No segudo momento, o professor fez umas sugestões de filmes e livros sobre o tema do aulão e falou do Governo Médici e a radicalização política; Operação Vale do Ribeira; Guerrilha do Araguaia; das torturas (criação da “cultura do medo”); Aparelho repressivo (Conselho de Segurança Nacional, SNI (Serviço Nacional de Informação, CIEX (Centro de Informação do Exército), CENIMAR (Centro de Informações da Marinha), CISA (Centro de Informações da Aeronáutica), Serviços secretos de cada um dos ramos das Forças Armadas: E-2, M-2 e A-2, DOI (Departamento de Operações e Informações), CODI (Centro de Operações de Defesa Interna), DPF (Departamento de Polícia Federal) e DOPS (Departamento de Ordem Política e Social)).

Newton mencionou o “milagre econômico” no governo de Médici, e os seus prejudicados. Falou do governo de Geisel e a distensão; da Lei Falcão; a Anistia Política; das eleições de 1982; e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Para finalizar sua aula, o professor Newton contou sobre o governo de João Batista de Oliveira Figueiredo, onde surgiram os partidos: PDS (Partido Democrático Social) – Situação; PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) – Setores mais à esquerda e de centro do antigo partido; abrigava também os membros do PCB e do PC do B; PT (Partido dos Trabalhadores) – Líderes sindicais, membros de organizações e comunidades de base; PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) – Herança do trabalhismo populista de Vargas; PDT (Partido Democrático Trabalhista) – Resultado de uma cisão no PTB; PP (Partido Popular) – Capitalistas e membros dos setores financeiros, além da antiga ala conservadora do MDB.

Os professores Rodrigo Mendonça e Pedro Castellan fizeram uma declamação da música “Apesar de você” de Chico Buarque.  Em seguida, foram sorteados para os alunos que estavam na plateia camisas do Fya e o livro do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. Os ganhadores foram: Rodrigo Heitor Nascimento, Bruna Regina Lins, AkeÇony da Silva Lima, Gessyca Galdino de Souza, Renata Viana, Cássia Marinho, Sérgio Luiz, Mayara Martins, Ana Carina Correia,Victor Rickelly, Rosana Pereira de Lima, Julio Garcia, Jéssica da Silva, Pedro Henrique, Fernanda Maria e Hugo Leornado Silva de Oliveira Leite.  Para finalizar a manhã cheia de muitas emoções, os alunos Maria Luíza e Kaio Fernandes cantaram a música “Como nossos pais”, de Elis Regina.