Fé e Alegria realizou a primeira reunião do Apoio Pedagógico

O apoio pedagógico, promovido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), em parceira com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou nesta quarta-feira (11), às 14h30, a primeira reunião multidisciplinar.

O apoio pedagógico do Fya beneficia alunos da rede pública de ensino da 9ª série, realizando atividades educativas, como reforço escolar com aulas de matemática, língua portuguesa, grupos com orientação profissional, grupos de convivência, olimpíadas de matemática, gincana de números e letras, entre outras práticas pedagógicas.

O coordenador Glauco Filho pediu a participação dos pais e responsáveis pelos alunos para ajudar a Fundação nesse suporte de aprendizado. “Temos como fundamento preparar não só de forma técnica, mas também de forma humana”, contou. “O objetivo dessa reunião é de integrar a responsabilidade dessa formação dos filhos de vocês”, falou. Agradeceu a presença de todos e acrescentou dizendo “que esse diálogo possa crescer e dar frutos”.

Graziela Almeida falou que esse projeto é um trabalho de parceria com a família. A proposta é fortalecer esses vínculos. Glauco Filho explicou que a Fundação é uma entidade sem fins lucrativos e explicou como ela é mantida. Hoje o projeto tem 78 alunos e ainda restam 22 vagas para serem preenchidas. Os alunos do 9º ano que estudam em escolas estaduais ou municipais podem fazer as inscrições na coordenação do Fya, que fica na sala 506 do bloco B da Unicap.

Dona Maria, mãe do aluno Gabriel Sousa Braga, falou que este ano seu filho pediu para participar do apoio. Isso a deixou muito feliz e disse que é importante para ela saber que ele está gostando. Catarina exibiu um vídeo institucional no intuito dos pais conhecerem mais sobre a Fundação e tirou as dúvidas sobre a documentação necessária para a inscrição.  A pedagoga responsável pelo projeto, Alice, explicou como será as atividades dos alunos, a rotina e os horários.

A psicóloga Rosália Albuquerque falou sobre a orientação profissional que é feita com os alunos. Em seguida, ela espalhou figuras de revista pelo chão e pediu para que cada um escolhesse a que mais chamasse sua atenção. Depois pediu para que explicassem o porquê da escolha. Rosália Albuquerque falou que a família tem papel fundamental no desenvolvimento humano e debateu sobre a importância dela.

“A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras instituições. Deve ser a principal responsável pela formação da consciência do processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade”, disse Rosália, que também citou os tipos de família que existem e explicou sobre cada uma delas, como a família nuclear, a família reconstruída, combinada ou recombinada, a monoparental, a homoafetiva e a díade nuclear.

“A família e a Fundação Fé e Alegria devem trabalhar juntas pois as duas instituições desempenham o papel de educadores. Muitas vezes, não é simplesmente a educação apenas que leva a criança a ter solidez e confiança naquilo que faz, amor e atenção também são importante”, falou Rosália. Em seguida, abriu uma roda de conversa para falar sobre algumas questões como “o que a família representa para vocês?”, “a família é importante para a formação dos seus filhos?” e “de que forma a sua família pode contribuir para a educação de seus filhos?”.  Rosália pediu para que todos ficassem em pé, solicitou que cada um segurasse um pedaço de cordão e passasse o resto para outra pessoa. Quando fechou o círculo, todos refletiram sobre a união e também fizeram uma reflexão da frase de Dom Halder Camara: “Quando a gente sonha sozinho é apenas um sonho, quando a gente sonha junto é o começo de uma grande realidade”.

Para finalizar, pediu para que cada um escrevesse um tema para a próxima reunião em um papel. Depois, colocaram todas as sugestões em uma caixa e sortearam. O tema será “Adolescência” e o próximo encontro irá acontecer no dia 15 de maio.