Fé e Alegria realiza oficina de química

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, realizou quarta-feira (19) uma oficina de química com a professora Andressa Cavalcanti  para os alunos do Apoio Pedagógico.

A professora iniciou as atividades exibindo um vídeo para os alunos que explicava sobre o porquê de estudar química, onde mostrou que a química está presente em inúmeras atividades como, por exemplo, na medicina, agricultura e na casa de cada um. Em seguida, Andressa explicou o que é matéria, corpo e objeto. “A química é a ciência que estuda a estrutura das substâncias, a composição e as propriedades das diferentes matérias, suas transformações e variações de energia”, falou a professora Andressa.

Para começar a fazer as experiências químicas do dia, Andressa explicou o que são misturas homogêneas e heterogêneas. Logo após, fez uma experiência com a mistura heterogênea, com água e óleo, podendo então ser observado que as substâncias não se misturam, formando assim duas fases.

Em seguida, comentou a parte da química nos alimentos, exemplificando o amido, que é um polissacarídeo sintetizado pelos vegetais, para ser utilizado como reserva energética. Finalizou com uma experiência muito divertida com o amido e água, com um líquido que quer ser sólido.