Fé e Alegria realiza mais uma atividade do Projeto Magis Vida

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, teve terça-feira (11) mais uma aula do Projeto Magis Vida. As atividades são voltadas para 30 adolescentes do Apoio Pedagógico e acontecem sempre às terças e quintas-feiras no Liceu, das 13h às 16h.

Ao iniciar as atividades do dia, a psicóloga formada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Ananda Kenney, falou que irá realizar uma gincana sobre drogas, com os assuntos dados em sala de aula. Os vencedores ganharão brindes. Ananda também pediu para que no dia 25 cada um trouxesse alguém da família para um dia no projeto.

Em seguida, a psicóloga Ananda distribuiu 12 folhas onde seis pessoas ficaram com perguntas e outras seis com as respostas, e tiveram que encontrar quem ficou com a resposta certa para cada pergunta. O grupo que não pegou esses papéis recebeu outros com informações, e tiveram que montar um quadro sobre maconha com os dados que eles tinham em mãos.

Depois do intervalo, as duplas leram as perguntas e suas devidas respostas. Todos os presentes aproveitaram o momento para discutirem sobre o álcool e o cigarro, os fatores que podem causar a dependência e quais são as consequências. Ananda explicou sobre os tipos de usuários do álcool (recreativo, dependente e habitual), também citou os percentuais  alcoólicos e os seus tipos.

Essa ação tem o intuito de fortalecer os vínculos familiares dos beneficiários para que possam atuar como agentes transformadores e executores de ações vinculadas à prevenção ao uso das drogas e diversas instâncias parceiras: famílias, escolas públicas, comunidade e outras instituições que trabalham com crianças e adolescentes, além de auxiliar os beneficiários de forma que eles possam apresentar e divulgar uma campanha educativa em escolas da rede pública de ensino, guiada pelos princípios de prevenção ao uso das drogas no sentido de fortalecer a apropriação de informações e ampliação de conhecimentos referentes aos temas propostos no projeto.