Fé e Alegria realiza aulão de Ciências Humanas

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou sábado (27), às 8h, no auditório G2 da Católica, o aulão de Ciências Humanas do curso Pré-universitário. Para a abertura do aulão, a aluna do curso de História da Unicap Surama Rheis e o aluno de Teologia, também da Católica, Jucelino Leite fizeram uma homenagem à cultura africana, animando a plateia.

A primeira aula do dia foi de filosofia com o professor Ednaldo Menezes com o tema “Lógica – identificação dos tipos de argumentos: Dedutivos e indutivos”. Em seguida, o professor Pablo Matheus fez um solo de guitarra  alegrando os alunos. Logo após, falou sobre a Revolução Russa.  O professor Edvan Ferreira abordou as áreas de filosofia e sociologia (Política, ética e moral), com o foco nos filósofos Thomas Hobbes, Locke e Rousseau. Depois, todos tiveram um intervalo de 15 minutos para o lanche.

Em seguida, a pedagoga Geize Araújo chamou ao palco os sete alunos que foram melhores colocados no simulado dos pré-universitários da Fundação Fya: Taciana Florestino, Felipe Assis, Caique Batista, Diego Martiniano, Jonatas Felipe de Oliveira, Manuella Andrielly Cavalcante Silva e  José Elivelton Gomes de Oliveira.  Cada um recebeu um livro de presente. O professor de história Anderson Barbosa retomou as aulas falando sobre a África, com o tema “A África está em nós”. A última aula ficou por conta do professor Pablo Dantas, que exibiu o documentário “Ilha das flores”, de Jorge Furtado, que trata da desigualdade social e da má distribuição de rendas (discurso político social). Para finalizar, Pablo Dantas, junto com o professor Pablo Matheus (tocando guitarra elétrica), fez uma “encenação dramática” com trechos de livros de Josué de Castro, que aborda sobre o encontro do autor com a fome.

Para concluir as atividades do dia, a pedagoga Geize Araújo realizou um sorteio de bolsas e camisas da fundação Fya para os alunos e convidados do aulão. Os ganhadores foram Carolina de Moura, Andreza Cristina, Renata Araújo, Felipe Accuali, Ariada Andrade, Eliada da França, Anderson de Freitas, Esracy Santos, David Kleber e Walmir Kêmeros.