Fé e Alegria promove seminário sobre empregabilidade de pessoas com deficiência

IMG_8932O Movimento de Educação Popular Fé e Alegria promoveu, na tarde desta sexta-feira (18), no auditório G1, o III Seminário da Luta da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado em parceria com a Católica, teve como tema Empregabilidade: uma causa possível e foi organizado em três mesas-redondas.

Abertura marcada pela apresentação do grupo Magis

A abertura ficou a cargo da coordenadora Executiva Regional do Fé e Alegria, Catarina Santana, e da coordenadora do curso de Pedagogia da Unicap, professora Elba Leicht.

“Pesquisas revelam que as políticas empresariais estão voltadas para a contratação de pessoas as quais as deficiências não demandam adaptações em suas estruturas”, disse Elba ao mencionar a Constituição de 88, que estabelece o princípio da igualdade entre todas as pessoas e também o decreto 32/98 que trata das cotas de contratação de deficientes.

O evento também deu voz aos protagonistas. Camila Amanda Freitas de Andrade contou sua experiência de quando foi atendida pela Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Caomunidade (APBB). Ela fez curso na área de computação.

Camila é aux. administrativa

A capacitação lhe rendeu estágio na Secretaria de Administração de Pernambuco e contratações como profissional na empresa de logística Esperança Nordeste e lojas Cattan. Atualmente, Camila é auxiliar administrativa do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH). “Eu trabalhei minha timidez. Hoje ando sozinha, vou ao banco. Agora sou independente”, disse ela.

Camila fez parte da mesa Experiências: uma fala dos protagonistas juntamente com Thayane Ângela, funcionária da Celpe. A mediação foi da Educadora Social da Fundação Fé e Alegria, Giderlâyne Santos.

Andréa é assistente social da APABB

As conquistas de Camila são motivo de orgulho para a assistente social da APABB, Andréa Silveira Mascarenhas.  “Já são doze anos do Programa Empregabilidade. Temos ex-alunos trabalhando no Shopping RioMar e supermercados Extrabom”.

Andréa fez parte da mesa Empregabilidade: um olhar sobre a autonomia, junto com a supervisora pedagógica do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE – PE), Fabiana Novelino. A mediação foi da assistente social social da Fundação Fé e Alegria – PE, Amanda Oliveira.