Fé e Alegria promove semana da orientação profissional

A escolha da carreira profissional a seguir é uma das decisões mais difíceis a serem tomadas pelos estudantes que estão às vésperas das inscrções para as provas de vestibular. Com o intuito de contribuir nesse processo, a Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife está promovendo, no 7º andar do bloco B da Unicap, a Semana da Orientação Profissional, destinada aos estudantes do pré-universitário vinculados ao  projeto.

Cerca de 100 estudantes participam das oficinas durante toda  semana. As atividades estão sendo realizadas no turno da manhã e da tarde, e  foram desenvolvidas pelo departamento de psicologia do projeto, depois de um questionário feito em sala de aula. A psicóloga do projeto, Rosália Albuquerque, e o psicólogo voluntário Fábio Ramos, trabalham em cima de três temáticas que auxiliam bastante a escolha dos alunos: o autoconhecimento, o conhecimento das profissões e a escolha propriamente dita.

No autoconhecimento, os estudantes são convidados a parar e pensar, refletindo sobre seus desejos, olhando também as características das profissões, afim de buscarem uma similariedade. Na segunda temática, vários serviços profissionais são explicados aos estudantes, com a finalidade de aguçar o gosto pela profissão. Já na escolha propriamente dita, é a hora de escolher a profissão com a qual mais se identificou e pesquisar sobre ela.

Rosália analisa a oficina como um grande momento na vida de cada pessoa. Para ela, é um orgulho participar da escolha de cada pré-universitário. ” Este é o lugar de verificar o que se realmente quer para o futuro. Ajudá-los a traçar um rumo para a carreira é algo gratificante”, ressaltou a psicóloga.