Fé e Alegria promove aula temática sobre a língua portuguesa

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou na manhã desta segunda-feira (29) uma aula temática sobre o novo acordo ortográfico, no auditório “G1” da Unicap, para os alunos do Pré-universitário.

O professor Cleyton Santos explicou sobre o que era o acordo ortográfico. “EsseaAcordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países”.

Também falou sobre o alfabeto que passa a ter 26 letras (as letras k, w e y foram reintroduzidas), o trema que não é mais usado, a mudança nas regras da acentuação e o uso correto do hífen em palavras formadas por prefixos ou por elementos que podem funcionar como prefixos, e citou suas exceções. Terminou a aula citando Proust: “A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos.” Em seguida, os alunos responderam a uma ficha de exercícios junto ao professor Cleyton Santos.