Fé e Alegria lança sua primeira revista online

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), lançou sexta-feira (16) a sua revista digital. O primeiro artigo da revista foi escrito pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e os outros nove artigos foram produzidos por estagiários e funcionários da Fundação.

Os convidados do evento tiveram a oportunidade de assistir à apresentação do Coral Recife em Canto, que na abertura cantou Shalom, de Dom Marsh e Claire Cloninger (tradução de Marcos B. Gatz), Príncipe da Paz, de Rodfer Strader e arranjo de Bob Krogstad, Salmo 23, (letra baseada no Salmo 23, das Escrituras Sagradas – música de Flávio Santos) e Deus é bom pra mim (uma versão de “My Way” de Frank Sinatra – arranjo de Olavo Berriel Soares).

No segundo momento, o Coral apresentou canções populares, começando por Luiz Gonzaga, com Sabiá (arranjo do Maestro Josué) e ABC do Sertão (arranjo de Benedito Fonseca). Em seguida, o Coral acompanhou o grupo Cordas e Sopros da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco, formado por flautas doces e violões, regido pelo Maestro Josué, nas canções Asa Branca (composta por Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga), Devolva-me (composta por Renato Barros e Lilian Knapp) e Boiadeiro (composta por Klécius Caldas e Armando Cavalcanti).

O Coral também acompanhou o grupo de Dança do Fya, coordenado pela coreógrafa Thiemy Hartori (apoio de Cristina Galdina), que fez uma apresentação de maracatu ao som das músicas Banzo Maracatu (composta por Dimas – arranjo vocal de José Gomes), de caboclinho com a canção Cablocos de Urubá (do grupo As Grama), e de frevo no ritmo das músicas Recife manhã de sol (arranjo de Edson Rodrigues), Frevo da saudade (de Nelson Ferreira e Aldemas Paiva – arranjo do Maestro Duda) e La ursa (de Antúlio Madureira).

Em seguida, a psicóloga Rosália Albuquerque e o professor Paulo Cardoso sortearam camisas do Fya. O vencedor do iPad foi o professor de geografia, Hugo Magnata. Logo após, todos se reuniram no Salão Receptivo da Unicap, onde se confraternizaram ao som do grupo de chorinho da Católica, Flor de Maracujá. A pedagoga Geize Araújo convidou a ex-professora da Fundação, a bióloga Katarina Botelho, para falar um pouco sobre a experiência que ela teve ao estagiar no Fya em 2008 e 2009. “Foram os melhores anos da minha vida como professora. Fiz muitos amigos”, confessou Katarina.

Geize leu um e-mail do ex-funcionário do Fé e Alegria em Pernambuco, Adriano Silveira, que está morando em Portugal e não pôde estar presente. Posteriormente, Geize Araújo homenageou o Reitor, Padre Pedro Rubens, e o Vice-diretor do Liceu Nóbrega, Luís Justino, que juntos fundaram o Fé e Alegria em Pernambuco. O Coordenador do Fya, Glauco Filho, destacou que a revista era um grande sonho concretizado que tornou possível por causa do trabalho realizado por funcionários e estagiários, e apresentou a todos a publicação online, que contém 10 artigos apresentando o trabalho de cada projeto realizado pelo Fya, como o Jovem Aprendiz, os grupos culturais e o apoio pedagógico.  A revista também possui relatos e depoimentos de alunos e funcionários da Fundação. Com muita alegria, Glauco Filho revelou que a Fundação Fé e Alegria em Pernambuco terá, a partir de 2012, 15 funcionários, 32 estagiários (no próximo ano cinco poderão ser contratados), e cerca de 650 beneficiados.

Padre Pedro contou como surgiu a ideia de trazer o Fé e Alegria para Pernambuco e como foi concretizado esse sonho. Contou que leu que o destino do Fya era chegar à universidade e, com isso, decidiu criar a parceria entre a Fundação e a Universidade Católica de Pernambuco. “O que existe em Pernambuco hoje é uma experiência única porque é um Fé e Alegria ligado a uma universidade que vem mostrando uma solidez muito grande”, ressaltou Padre Pedro Rubens. “O conhecimento é a única coisa que só a morte leva. E esse é o motivo pelo qual eu continuo apostando na educação”, contou.  Em seguida, todos se confraternizaram no coquetel.