Fé e Alegria ganha nova sala administrativa na sede do Iphan

A Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmaram uma parceria para implantação do projeto Ponto de Cultura Asa Branca. O convênio entre as duas instituições trouxe grandes benefícios, principalmente ao Fé e Alegria, que ganhou uma sala totalmente equipada para a instalação da parte administrativa. O novo espaço já está sendo ocupado e utilizado pelos coordenadores da instituição de ensino.

A sala, que é equipada com computadores, scanner, espaço para reuniões, armários de arquivos e recinto destinado a livros de pesquisa, já funciona com todo o aparato da coordenação do Fé e Alegria. A antiga área no 5º do bloco B agora é destinada aos professores do pré-universitário da Fundação, bem próximo às salas de aula, que ficam no 4º andar.

O projeto Ponto de Cultura Asa Branca tem o objetivo de preservar a educação patrimonial e a cultura popular. Ela visa o ensino de jovens e crianças de baixa renda a partir dos costumes regionais. Os alunos são favorecidos com aulas de violão, flauta e danças populares de Pernambuco, como Maracatu, Maculele e o Frevo. O papel do Fé e Alegria no convênio foi entrar com a parte de recursos humanos, onde presta total apoio aos beneficiários.

Na opinião do coordenador dos grupos culturais do Fé e Alegria, Valdano Santos, com as novas instalação, a Fundação pode colocar alunos de outros projetos em contato com os conteúdos históricos da sede do Iphan, beneficiando um contingente bem maior de beneficiados. “Neste espaço também podemos inserir vários alunos para desfrutar de todo o acervo cultural do Iphan, não só os alunos do Ponto de Cultura Asa Branca, mas os estudantes do pré-universitário e de outros projetos que desenvolvemos. Esta parceria tem  ajudado bastante os usuários  e esperamos que dure por muito tempo”, falou o coordenador do Fé e Alegria.