Boletim Unicap

Fasa realiza reunião com os funcionários para planejar 2012

A Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa) realizou na tarde da sexta-feira (4), na sala 402, 4º andar do bloco G4, reunião com todos os seus funcionários e estagiários. Participaram do encontro o Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro Barros; a gerente executiva da Fasa, Maria Izabel Araújo de Oliveira Fernandes; dois facilitadores, o consultor organizacional Geraldo Franco e a professora do curso de Psicologia da Católica Carla Albuquerque Medeiros Lima; e 22 colaboradores da Fundação.

O objetivo da reunião foi o de construir junto com a equipe a visão institucional da Fasa para 2012, apresentar os resultados da consultoria, que está sendo realizada internamente, sua implementação e realizar uma confraternização com os colaboradores.

No início do encontro, Isabel deu as boas-vindas a todos falando do objetivo daquele momento e passou a palavra para a professora Carla, que deu início a uma atividade de apresentação de todos os presentes falando o nome, característica marcante e gostos pessoais.

Em seguida, o grupo assistiu a um vídeo chamado “O poder da visão”. Quando o filme terminou, o consultor Geraldo pediu que o grupo se dividisse em subgrupos para a realização de uma atividade.

Ao final da atividade, a gerente executiva Maria Izabel Araújo de Oliveira Fernandes apresentou os resultados até então obtidos com esse trabalho desenvolvido na Fasa. “Das sugestões dadas pelos funcionários no encontro passado, em 29/07/2010, que teve a professora Carla como facilitadora, a gente conseguiu implementar a infraestrutura. Estamos com novos computadores, novas cadeiras, novos móveis; foram feitas melhorias no prédio; modernizamos o maquinário da gráfica; implantamos um sistema de gestão, também, na gráfica; adotamos o uso do crachá desde o ano passado, o que facilita a comunicação; estamos realizando mais reuniões como esta, encontros para compartilhar e construir juntos a visão da Fasa; investindo em capacitação, com a concessão de bolsas de estudos aos funcionários, para eles fazerem cursos como computação gráfica; abrindo vagas de estágio, que antes a gente não tinha; realizando a promoção de funcionários, além da consultoria. A Fasa também está mais ligada ao social. Em 2011, fizemos um curso de capacitação para elaboração de projetos culturais, apoiamos a modenrização de três laboratórios (Inácio de Loyola, CTI e de Redação em Publicidade). Tivemos também o financiamento de alguns equipamentos do Intercom (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que aconteceu em setembro), através do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), e as quatro bolsas de estudos da Fasa Cultural, para os alunos da Universidade. Eles recebem R$ 360 por mês para fazerem apresentações culturais no Campus da Universidade, nas áreas de teatro, oficina de fotografia para os alunos do Liceu e do Fé e Alegria, Guitarra e Poesia e Circo, com o pessoal do curso de Fisioterapia. Para 2012, pretendemos viabilizar o projeto do Cinema de Cultura; vamos construir a missão institucional da Fasa, que hoje está só no estatuto; vamos continuar nosso programa de capacitação dos funcionários; dinamizar a estrutura da gráfica com a compra de duas máquinas; implantação da nova estrutura organizacional; expansão da estrutura da Fasa, com um setor de captação de recursos, um setor mais estruturado para área social, um organograma que estamos montando, e a continuação do processo de valorização do funcionário.”

Em entrevista ao Boletim Unicap, o administrador de empresas e consultor organizacional Geraldo Franco falou do trabalho que vem desenvolvendo na Fundação. “Nós fomos contratados pela Fasa para fazermos, numa primeira fase, um diagnóstico organizacional, depois fizemos uma análise da instituição, verificando que tipo de problemas a Fasa tem para a gente corrigir. Foi apresentada essa análise, vista pela diretoria e depois nos chamaram para, na segunda fase, fazer a implementação daquilo que a gente viu que precisa modificar. Essa modificação está sendo feita, inicialmente, pela gráfica. Nós reiniciamos um trabalho, agora em outubro, de mapeamento de todas as rotinas da gráfica, verificamos também alguns sistemas gerenciais para implantar; fizemos também algumas cotações de manutenção e conserto de algumas máquinas que estavam precisando. Estamos agora comprando duas máquinas novas para a gráfica e estamos fazendo um resgate da história do Padre Antônio dos Santos Abranches, bem como da fundação para a gente ter esse histórico lá na Fasa. Estamos também fazendo um novo organograma com a descrição de todas as funções da Fasa, para transformar isso em um manual de funções, que é para servir de guia para quem estiver entrando e também para um futuro plano de cargos e salários.”

A professora Carla Albuquerque Medeiros Lima ressalta a importância de eventos como esse. “Uma atividade como essa é importante no sentido de promover a integração do grupo, a valorização das pessoas que colaboram com a Fasa, que tem um vínculo e que também são estagiários que estão contribuindo e aprendendo. Então, é um encontro onde eles estão avaliando, a partir das sugestões dadas por eles no encontro passado, em 2010, o que já foi feito, o que está em andamento e o que se pretende fazer. Eu vejo como uma oportunidade de integração e de aproveitamento da convivência deles e das experiências. Porque a partir desses encontros, dessas experiências, da integração que ocorre, todos têm a ganhar com isso, tanto os colaboradores da Fasa, como a própria Fasa e a direção, que se empenha para todo um desenvolvimento.”

O Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro Barros, falou sobre a criação do modelo da nova Fasa. “A Fasa como uma fundação (Fundação Antônio dos Santos Abranches) criada para apoiar as ações da Universidade, precisa estar preparada para dar um apoio qualificado. Nesse sentido, a gente está procurando redimensionar a Fasa, a partir da definição de uma nova estrutura organizacional, capacitando funcionários, criando uma nova estrutura, investindo também na requalificação do espaço físico, do seu parque gráfico para que ela possa atender melhor a Universidade. Nesse momento, a gente está construindo um modelo de uma nova Fasa. Estamos contando com o apoio de um consultor, que fez a primeira fase de seu trabalho, realizando o levantamento das situações, dos problemas e dos pontos positivos, de uma maneira geral e, agora, a gente está numa fase de implementação de mudanças. Já houve também um encontro com os funcionários, onde eles apontaram o que poderia melhorar, o que poderia ser feito e a gente está colhendo, a partir do envolvimento dos funcionários, aquilo que é importante para que a Fasa reveja sua missão, suas dimensões. É um trabalho que a gente está desenvolvendo com o pessoal que trabalha, que bota a mão na massa.”

A reportagem do Boletim Unicap também ouviu os funcionários da Fasa para saber suas opiniões sobre o encontro.

Edmilson Antônio dos Santos. “Essa atividade é de extrema importância para entrosar mais os funcionários, para que a gente conheça uns aos outros. Como a Fasa tem vários setores, os funcionários ficam meio distanciados e um momento desse é quando podemos nos reunir e nos entrosar.”

Alberdan Estevão da Luz, Atendimento da Fasa. “Esse encontro dos funcionários é um momento importante tanto para a empresa como para os funcionários. É muito importante desenvolver um processo de trabalho em equipe com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho, a produção e as demais características do nosso processo de trabalho.”

No encerramento do encontro, todos se confraternizaram com um lanche.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário