Fasa aprova projetos culturais de alunos da Unicap
|O ambiente do campus da Universidade Católica de Pernambuco promete ficar mais movimentado ao longo deste ano. A Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa) aprovou cinco projetos culturais de estudantes da Unicap. São atividades nas áreas de literatura, música, fisioterapia, fotografia e história. Cada projeto irá receber R$ 4.000,00 divididos em oito parcelas mensais de R$ 500,00.
As alunas do 2º período do curso de Direito, Ester Hadassa Montenegro e Rebecca Barbosa Alves de Araújo, irão trabalhar com Literatura de Cordel. Elas vão realizar exposições, concursos e declamações. “Nosso objetivo é fazer as pessoas conhecerem e valorizarem nossas raízes”, disse Rebecca.
O Museu de Arqueologia da Unicap promovendo cultura e integração social é o título do projeto de Erasmo José de Souza Marques Júnior e Jamerson Melquíades Soares, alunos do 2º e 3º períodos do curso de História, respectivamente. “Vamos promover oficinas, palestras e minicursos para que o público conheça um pouco mais da Pré-história de Pernambuco e do Nordeste”, explicou Erasmo.
Quem também explora o valor de registros históricos é a dupla do 3º período do curso de Fotografia, Amanda Cavalcanti Santana de Melo e Márcio Giuliano Lessa Novellino. Por meio do Projeto Memória, eles irão fazer um levantamento de documentos e fotos que representam a história da Católica. “Vamos digitalizar os arquivos e trabalhar conteúdos multimídia para que as pessoas saibam que a Universidade é muito mais que ambiente de sala de aula”, contou Amanda.
Quem gosta de música vai curtir o Rua MPB, que vai levar artistas para tocar Música Popular Brasileira na Rua do Lazer uma vez por mês. O projeto é da aluna do 2º período do curso de História, Ana Beatriz Santos de Souza. “A ideia é fazer algo bem interativo. Teremos uma caixinha de sugestões na qual o público poderá escolher a canção que quer ouvir na edição seguinte”.
E seguindo os princípios humanistas da Unicap, as estudantes do 7º período de Fisioterapia, Bruna Jullyana Correia de Melo e Thaís Fernanda Perez estão a frente do Mais Alegria no Campus porque estamos no Campus todos os dias e o Campus é nosso. “A inspiração veio do movimento Novo Jeito, que distribui flores à população no 31 de dezembro. Assim como eles, vamos levar mensagens motivacionais e abraços para quem estiver passando pela Universidade”, explicou Bruna.