Exposição virtual mostra cultura indígena da América Latina
|Com informações de Rebeca Kramer
Um acervo de mais de três mil peças adquiridas entre os anos de 1908 a 1946 podem ser apreciadas no Museu Virtual Carlos Estevão. A coleção, de caráter etnográfico, retrata o cotidiano de indígenas da América Latina, além de peças de seu vestuário, como colares, pulseiras e instrumentos de trabalho.
Esse material foi recolhido pelo pernambucano, advogado, poeta e folclorista Carlos Estevão de Oliveira quando ele trabalhou na região Amazônica ocupando importantes cargos no Estado do Pará como promotor público em Alenquer, funcionário público em Belém e, por fim, Diretor do Museu Paraense Emílio Göeldi, cargo que exerceu até sua morte em junho de 1946.
O Museu virtual, que foi coordenado pelo professor Renato Athias, está vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE e ao Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), que promove exposições e mostras itinerantes das peças, revelando, acima de tudo, a identidade dos povos indígenas. O projeto conta com recursos da Facepe.
Para a diretora do MEPE, Margot Monteiro, o Museu Virtual Carlos Estevão permite que outros pesquisadores no Brasil e no mundo tenham acesso às peças do acervo. “Isso tudo é proporcionado através da tecnologia”, frisa. Outras informações pelo www.ufpe.br/carlosestevao ou no Facebook Museu Carlos Estevão.