Exposição na Biblioteca da Unicap apresenta As cores Delas

Fotos: Carla Siqueira

A Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco é palco da exposição de pintura acrílica e aquarela, intitulada “As cores Delas”, do artista plástico Antonio D’Lima. Em cartaz até o dia 6 de abril, a exposição conta com 42 telas que retratam a temática mulheres. A iniciativa foi do Instituto Humanitas para a Semana da Mulher Unicap, que aconteceu de 19 a 21 de março.

O artista plástico Antonio D’Lima, que é psicólogo, psicoterapeuta, arte educador, escritor, contador de histórias e facilitador de grupos criativos e de expressão teatral, falou sobre a importância dessa temática em sua vida. “A mulher tem um significado muito importante na minha vida, pela delicadeza, na construção do meu formato de existir, com muitas coisas que eram tidas, na infância, como femininas e, na verdade, eram um fortalecimento de como eu sou como pessoa. Alguém já me disse que essas mulheres retratadas nas telas são todas eu. Eu acho que, na verdade, elas são parte de mim, porque elas trazem muitas características de mulheres que eu acho importante. Vai da sensibilidade, da força, da resistência e da garra que eu consigo enxergar na mulher”, destaca D’Lima.

Segundo Antônio, a produção das obras começou em 2017. “Até então, eu nunca tinha tido experiência com pintura de tela, eu só desenhava, quando criança, e um dia entrei numa loja de pintura, conversei com a vendedora, comentando sobre meu desejo de pintar e ela me sugeriu comprar uma tela maior do que eu desejava, medindo 70 por 50 centímetros. Uma semana depois da compra, me veio a inspiração de pintar uma mulher negra africana, que chamei de Moanda. Particularmente, eu gostei muito do resultado da mulher que surgiu. A inspiração para as outras telas, com a temática mulheres, começou a surgir com o simbolismo que a mulher tem na minha vida, da força da minha mãe, da resistência das minhas irmãs por coisas que aconteceram na infância, com amigas negras que conversavam sempre comigo. Então, a proposta de começar a pintar foi justamente para homenagear essas mulheres”, explica o artista.

Das peças expostas na Biblioteca Central da Católica, Antonio D’Lima pintou a “Deusa Mãe”, que deu nome a exposição “As Cores Dela” e a última tela pintada para a mostra foi Iansã, que o artista define como “a Orixá das tempestades, com uma personalidade muito forte e foi ela que fechou a exposição”.

“Expor na Unicap é muito gratificante por conta da grande projeção que ela proporciona, pelo lugar que ela ocupa na sociedade, do ponto de vista acadêmico. Aqui se faz alguns movimentos bastante expressivos e me senti muito bem para expor meu trabalho aqui, por conta de sua grandeza, seriedade, pelo impacto e pelo respeito que tenho pela Católica. Eu me sinto honrado e agradeço pela oportunidade de estar aqui”, finaliza Antonio D’Lima.